Blog

PrincipalBlogNotícias

Saiba como diminuir o consumo de água nos condomínios.

 O 22 de março é o Dia Mundial da Água, data importante para reforçar o combate ao desperdício e ao consumo irracional desse recurso natural tão importante. Os condomínios podem ajudar nessa luta, consumindo menos água e, consequentemente, reduzindo os gastos mensais. Esse consumo pode ser reduzido de 20% a 30%.

 
Abaixo algumas dicas que ajudam na redução do consumo:
 
Manutenção:
Se a conta de água aumentou bastante e repentinamente, a causa pode ser um vazamento. O ideal é que se verifique periodicamente as condições dos encanamentos gerais dos edifícios, as bombas dos reservatórios, as torneiras, válvulas de vasos sanitários e canos de apartamentos, para ver se não há alguma avaria.
 
Medidores individuais:
Nas construções mais recentes já é comum a medição individualizada de água e gás, mas, na maioria dos prédios, a medição é coletiva. Os hidrômetros individuais são uma saída para estimular a economia de água, pois cada morador vai saber exatamente o quanto é gasto. O custo para colocar esses aparelhos em cada imóvel é alto, mas o investimento seria compensado a médio e longo prazo. Antes fazer qualquer instalação, é preciso observar a viabilidade técnica com um profissional habilitado.
 
Instalação de cisternas:
Instalar cisternas, ou reservatórios de águas pluviais, é outro modo de economizar água, pois esses equipamentos colhem a água de chuva que, depois, pode ser utilizada para regar plantas, lavar calçadas e áreas comuns dos condomínios, por exemplo.
 
Campanhas nos condomínios:
É preciso incentivar os condôminos para que todos colaborem, reduzindo o uso de água, isso porque 90% do consumo ocorre dentro dos apartamentos.
 
Os condomínios são fortes aliados nas campanhas de conscientização, fazendo isso, as pessoas assimilarão a importância da água e o seu valor. 
 
  • 20 de Março de 2015
  • Notícias

Compartilhar:

Categorias

Postagens Recentes

Quanto custa morar sozinho?

13 de Março de 2024

Como aliviar o calor em casa?

16 de Janeiro de 2024