Blog

PrincipalBlogNotícias

O que você precisa saber sobre imóveis compactos

Quem procura alugar ou comprar um imóvel, provavelmente já encontrou diversos anúncios dos denominados imóveis compactos, e esta é uma das tendências do mercado imobiliário no Brasil para os próximos anos. A razão da ascensão deste tipo de empreendimento se da principalmente pela localização onde geralmente são construídos, pela praticidade e pelo novo perfil de consumidor de imóveis.
 
A cada ano que passa o mercado imobiliário sente que existem novos grupos de pessoas interessados em comprar imóveis, muitos desejam casas e apartamentos com no mínimo 2 dormitórios e este tipo de moradia ainda é líder na construção, porém a participação dos imóveis compactos no mercado imobiliário cresce a cada ano e se a oferta aumenta é porque a demanda caminha no mesmo sentido.
 
O imóvel compacto foi desenvolvido pensando em pessoas que precisam de conforto e praticidade, mas que não necessitam de um espaço muito grande. Foi pensado para jovens, solteiros ou casais, que precisam se instalar em um espaço reduzido, sem abrir mão da comodidade e do aconchego.
 
Quem procura uma oportunidade de investimento também pode apostar em um imóvel compacto. Geralmente instalados próximo às universidades ou centros comerciais, a facilidade de locação é alta, além do fato de que os novos Studios são construídos com benefícios que agradam seu público alvo.
 

É vantajoso comprar um imóvel compacto?

Quem está em dúvida em relação à compra de um imóvel compacto deve se atentar nas suas vantagens e desvantagens e ambas variarão de acordo com o que você espera de sua nova casa. Este tipo de imóvel, como o próprio nome já deixa explícito, possui um espaço menor, logo o preço final que você pagará na compra também será inferior ao de um apartamento ou casa com padrões maiores.

Uma das formas para calcular o valor final de um imóvel é a partir do seu m², portanto o preço final do imóvel compacto é menor, mas o quanto você paga pelo m² pode ser até maior que um imóvel com 3 ou mais dormitórios. Na hora de pensar em seu valor, outra variável que deve ser levada em consideração é a localização onde este tipo de empreendimento foi construído. Imóveis próximos a estações de metrô, supermercados, shoppings e farmácias são mais valorizados em relação a opções mais distantes.
 
Morar em um imóvel compacto gera redução nos gastos. As tarefas de casa se tornam econômicas em virtude do tamanho do espaço a ser limpo, o consumo de energia elétrica diminui, apenas uma ou no máximo duas lâmpadas serão capazes de iluminar todo o ambiente, não será necessária a instalação de muitos eletrodomésticos, entre outras funcionalidades. Além destes fatores, na maioria das vezes, para pessoas solteiras ou jovens casais, o perímetro possui o tamanho essencial.
 
Quem já constituiu uma família deve avaliar a possibilidade de comprar um empreendimento maior. A composição de um Studio, geralmente, não possui nenhuma divisória, é um espaço único e a falta de um quarto que ofereça maior privacidade pode tornar-se um grande problema no futuro.
 
Este novo perfil de imóvel ganha cada vez mais espaço no mercado e divide grupos muitos extremos, ao mesmo tempo em que existem pessoas que adoram, há outro grupo que não compreende a ideia de pagar um preço que algumas vezes é alto por um espaço reduzido, mesmo que seja construído com altos padrões, mas a realidade é que tudo varia de acordo com o que o comprador, ou residente, espera de onde e como vai morar.
 
Um imóvel compacto é sim uma grande oportunidade de moradia ou investimento, e a escolha de comprar um Studio deve estar de acordo com suas expectativas. Ao concluir que a proposta de compra e a expectativa caminham lado a lado, não há o que temer.
  • 22 de Julho de 2014
  • Notícias

Compartilhar: