Blog

PrincipalBlogNotícias

Quanto custa morar sozinho?

Está querendo mais privacidade para a sua vida? Então, chegou a hora de morar sozinho! Esse é um dos principais sinais de que chegou o momento de ter o seu próprio cantinho. A privacidade é, desde cedo, uma necessidade humana, mas com o avanço da vida adulta ela se torna ainda mais importante.

Mas como se preparar para este desafio?

O planejamento financeiro é, sem dúvida, o primeiro passo para a tão sonhada independência. A seguir, algumas dicas para você dar esse primeiro passo com mais clareza e segurança. 

Quanto custa morar sozinho?

Não existe um cálculo pronto, já que cada pessoa tem um estilo de vida próprio, cujas despesas podem variar bastante. Os custos também oscilam de acordo com a região em que se deseja morar.

Mas existe uma “fórmula” bem simples para, pelo menos, ter uma estimativa do quanto você precisa para se manter de forma independente na própria casa.

Você precisa planejar a vida no seu novo lar de acordo com seus ganhos e suas despesas, que se dividem em fixas e variáveis.

Despesas

Aluguel ou financiamento imobiliário, taxa de condomínio, planos de internet e telefonia, plano de saúde, despesas com educação, por exemplo, são gastos fixos. Em geral, são pagos mensalmente e você sabe previamente o valor a ser dispensado para isso. Aqui também podem entrar prestações de longo prazo, quando você compra um eletrodoméstico, eletrônico ou até um veículo. Afinal, por algum tempo, você precisa prever essa despesa.

Já as despesas variáveis são aquelas que mudam conforme nosso consumo. Aqui entram os gastos com alimentação, transporte, lazer, higiene e beleza pessoal.

As contas de energia e água variam o valor, mas passados alguns meses, você consegue ter uma estimativa do seu consumo e do quanto precisa reservar mensalmente para arcar com essas despesas. O ideal é também sempre ter uma reserva para gastos inesperados, como um conserto ou até um gasto extra com farmácia no caso de ser surpreendido com uma questão de saúde.

Tudo isso precisa ser colocado “na ponta do lápis”, caso contrário, você pode endividar-se, transformando o sonho de morar sozinho em pesadelo. Com tudo isso registrado, você terá uma estimativa do quanto custa morar sozinho.

O cálculo

Sabendo quais serão seus gastos fixos e variáveis, basta somar todos eles e, depois, subtrair este valor da sua renda mensal. Pronto! Assim, você sabe quanto do seu orçamento será empenhado para realizar o seu desejo de morar sozinho.

Além disso, para o “ponta pé” inicial, lembre-se de prever as despesas com a mudança e com móveis e outros utensílios, caso precise comprá-los.

Feito isso, você saberá se está pronto e se tem condições de se manter de forma independente e com segurança no seu novo lar. Se a conta ainda não fechar, não desanime! A dica é se reorganizar e continuar o planejamento. A sua hora vai chegar!

  • 13 de Março de 2024
  • Notícias

Compartilhar: