Investir em um imóvel - seja uma casa, apartamento ou sala comercial - é um passo a ser analisado com cuidado, levando-se em conta fatores como estabilidade financeira, possibilidade de financiamento, situação do mercado imobiliário, perfil familiar, entre outros. Fazer uma negociação impensada, com impulsividade, pode gerar dores de cabeça desnecessárias e até prejuízos financeiros, como uma dívida extensa – situações que ninguém quer passar, não é mesmo?
Abaixo, estão algumas dicas de como reconhecer o momento ideal para investir em um imóvel. Analise todas elas e verifique se este é o momento adequado para dar este passo tão importante na sua vida.
Situação do mercado imobiliário
O mercado imobiliário dá sinais de quando é o momento melhor de investir. Ao longo de 2020, a pandemia do Coronavírus e as incerteza econômicas fizeram com que o preço de muitos imóveis baixasse diante da pouca procura.
Então, se você tem um dinheiro guardado e o desejo de investir em um imóvel, talvez o momento pode ser favorável para aquela “conversinha” mais amigável com o seu corretor. Quem sabe você não consegue uma negociação favorável para ambos os lados? Afinal, possíveis descontos estão aí para serem aproveitados!
Da mesma forma, fique de olho nas condições de financiamento oferecidas pelos bancos. Eles costumam facilitar o acesso ao crédito em situações de retração econômica (uma dica: atente-se aos juros).
De qualquer forma, pesquise bastante as condições oferecidas e veja se, de fato, valem a pena. Converse com consultores da área, eles poderão te auxiliar tirando todas as dúvidas.
Estabilidade financeira
Ter um imóvel próprio para chamar de lar é o desejo de muita gente. Mas será que todos estão aptos financeiramente para isso? Analise sua condição econômica.
Você tem uma reserva para dar de entrada? Como anda a sua relação com o seu trabalho? Tudo vai bem? Não está pensando em sair do emprego? Todas essas perguntas são importantes de se fazer antes de investir em um imóvel.
Coloque todas as suas receitas e despesas em uma tabela, assim fica mais fácil visualizar. Veja se é possível comprometer uma parte dos seus ganhos mensais para a parcela do imóvel, por exemplo. Se toda a sua renda está comprometida é um sinal vermelho para o investimento.
Talvez seja o momento de refletir o que pode ser cortado desta lista em nome de um bem maior: a sua casa ou apartamento!
Momento familiar ou individual
Analise o seu momento de vida, independentemente se essa é uma decisão apenas sua ou se você tem um cônjuge e filhos. Para quem está começando uma vida a dois, investir em um imóvel é um sonho a ser realizado e que não pode esperar muito. O mesmo ocorre para casais que estão à espera de um bebê e querem dar mais conforto e estabilidade para esta vida que está a caminho.
Mas se você ou sua família estão morando bem de aluguel por enquanto, vale refletir se esse investimento não pode esperar um pouquinho. Desta forma, você poderá ajustar suas contas e guardar mês a mês uma quantia para dar de entrada no seu imóvel próprio.
Nós, da Duo Imóveis, esperamos ter ajudado você a identificar se este é o momento de investir na sua casa, apartamento ou sala comercial. Mas se ainda assim você ficou com dúvida ou se já decidiu que irá investir, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui.