Apartamentos localizados no térreo ou no primeiro andar dos edifícios carregam o mito de que são opções ruins. Como qualquer outra unidade dos condomínios, seja no térreo ou na cobertura, esses imóveis têm algumas desvantagens, mas também muitos pontos positivos. Tudo depende das necessidades de quem vai morar. O que é bom para um morador pode não ser para outro.
Vantagens
Acessibilidade: apartamentos térreos são especialmente atrativos para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e famílias com crianças pequenas, pois oferecem acesso imediato ao espaço residencial. Na hora da mudança, também tem seu valor não precisar usar escadas nem elevador. Aliás, quando o elevador não funciona ou na ausência de um no prédio, certamente os moradores do térreo levam vantagem por não precisar subir tantos lances de escada.
Os apartamentos térreos em condomínios-clubes oferecem ainda mais vantagens, como o fácil acesso às áreas comuns. A proximidade a piscinas, parques e outros espaços de lazer torna a experiência de viver nesses apartamentos ainda melhor para as famílias.
Área externa: muitas unidades térreas contam com áreas externas privativas. São espaços privilegiados para usar como quiser: área de lazer, convivência, jardim etc.
Vizinhos: como ninguém mora embaixo, é uma preocupação a menos com o barulho dos calçados ao andar dentro do apartamento ou na hora que precisa movimentar algum móvel, por exemplo. Além disso, a proximidade com a rua ou áreas comuns pode diminuir a sensação de isolamento.
Preço: quanto mais para baixo do edifício, caso a unidade não tenha uma grande área externa, maior a tendência de você conseguir fechar negócio por um valor mais baixo.
Desvantagens
Vista: a falta de uma vista panorâmica é uma das mais citadas desvantagens dos apartamentos térreos.
Iluminação: se o prédio ficar muito próximo de outros, o apartamento térreo pode receber menos iluminação.
Barulho: por estar próximo à entrada do prédio, quem mora no térreo pode ouvir ruídos da entrada e da saída de moradores e visitantes. Essas unidades também são mais suscetíveis a ruídos da rua.
Privacidade: o fato de estar mais próximo à rua, à entrada do prédio e muitas vezes às áreas sociais, pode interferir na privacidade dos moradores com perfil mais reservado.
Segurança: o térreo também é mais vulnerável às questões de segurança, muitas vezes exigindo medidas extras para se proteger.
E para você, um apartamento no térreo atende as suas necessidades e preferências? As vantagens superam os pontos negativos? Considerear esses fatores é importante para decidir em qual andar você deseja morar!