Blog

PrincipalBlogNotícias

Vale a pena vender imóvel sem corretor?

Sim, é possível fazer a venda direta de um imóvel, do proprietário ao comprador interessado, sem a intermediação de um corretor de imóveis. Porém, nem sempre vale a pena!  

Geralmente, a intenção da venda direta é economizar o valor da comissão do corretor. Mas saiba que o custo-benefício dessa “economia” pode não ser tão vantajoso.

Uma negociação imobiliária é feita de várias etapas e envolve processos bem burocráticos. Os riscos de se optar pela venda por conta própria vão da falta de tempo à chance aumentada de cometer erros legais.

A seguir, alguns riscos da venda direta

1. Perder dinheiro em função da pressa

Quem vende quer maximizar o lucro; quem compra quer economizar tanto quanto possível. A lógica é sempre essa. Encontrar o equilíbrio é fundamental para satisfazer ambos. Muitas vezes, na ansiedade de fechar negócio, o vendedor pode perder oportunidades melhores. Um corretor experiente sabe lidar com essa situação, orientando para as melhores oportunidades

2. Errar na precificação do imóvel

Esse é um erro que costuma travar a venda direta. A super valorização do bem, influenciada por fatores emocionais do proprietário, é bem comum, mas o preço do imóvel por estar em desacordo com o mercado tanto para mais quanto para menos.

O corretor conhece o mercado, sabe comparar os valores praticados em cada região e os motivos para um imóvel valer mais ou menos que outro. Certamente, um profissional da área saberá indicar um valor justo e atraente.

3. Não saber identificar os pontos fortes e fracos do imóvel

Saber destacar os potenciais do imóvel conforme o perfil de cada comprador interessado faz toda a diferença!  Se for possível aumentar a área social para atender o cliente que gosta de receber amigos ou transformar um quarto em home office para alguém que tem essa necessidade, por exemplo, isso precisa ser evidenciado na visita.

O corretor é treinado para fazer essa leitura e ajudar o cliente a enxergar essas possibilidades!

4. Errar na documentação

A transferência de propriedade não se resume a assinar a escritura púbica. Até chegar nesse ponto, são muitos os documentos a serem apresentados. Tem que lidar com a papelada do vendedor, do imóvel e do comprador. Se a negociação envolver financiamento, há ainda mais exigências. Sem prática, não é difícil se perder!

Agora, melhor informado, a que conclusão você chega? Vale a pena correr os riscos pela economia? Esse é um típico exemplo de que o barato pode sair caro.

Um corretor de imóveis agiliza todo o processo. O profissional ajuda você a precificar corretamente o seu imóvel, a encontrar o cliente com perfil adequado e a lidar com a burocracia. A Duo Imóveis tem uma equipe qualificada à disposição para atender suas necessidades, seja para vender ou comprar seu imóvel.

  • 11 de Julho de 2022
  • Notícias

Compartilhar: