Blog

PrincipalBlogNotícias

Vale a pena ter uma biblioteca em casa? Veja dicas e inspire-se!

Se você é um amante de livros e da leitura, certamente, já cogitou ou simplesmente sonhou com uma biblioteca em casa, não é mesmo? Caso você não tenha pensado ou ache que é uma ideia mirabolante, saiba que é possível, sim, ter um ambiente para acomodar seus livros, com conforto e funcionalidade. Basta seguir algumas dicas e otimizar o espaço que você tem em casa. Confere!

Por onde começar

O primeiro passo é escolher o cômodo onde será a biblioteca. Pode ser na sala, escritório ou até mesmo no quarto. Depois, devem ser avaliados os tipos de mobília que podem ser colocadas no ambiente escolhido. 

Se o espaço é pequeno, uma estante sob medida é o ideal para o melhor aproveitamento do local. É a alternativa mais tradicional, em contrapartida, são diversos os modelos disponíveis, não sendo difícil encontrar o que mais orne e se adapte ao ambiente. 

As prateleiras são outras boas opções para acomodar diversos livros e também não ocupam muito espaço, já que são fixadas diretamente nas paredes. 

Ainda há a possibilidade de usar nichos. Há formatos mais simples e mais rebuscados, tudo vai depender do gosto e da necessidade do morador. Os conjuntos de nicho caem bem na decoração da casa e podem ser colocados em lugares “diferentes” como corredores, por exemplo.

Organização dos livros

É importante que os livros sigam uma determinada organização tanto pela estética, quanto pela funcionalidade, pois, assim, não haverá dificuldade na hora de buscar pelos títulos. Veja algumas orientações:

No centro, os mais utilizados: posicione os livros mais utilizados no centro da estante ou prateleiras, na altura dos olhos. Os menos utilizados podem ser dispostos mais acima ou abaixo.

Estética: os livros mais “usadinhos”, mas que você ama, podem ficar mais ao fundo. Já aqueles que têm capas mais bonitas e em bom estado devem ficar na frente para melhorar o aspecto visual da biblioteca.  

Coleções: junte as coleções para criar uma harmonia estética.

Aposte na decoração 

A biblioteca não deve ser só um lugar de livros. Ouse na decoração dela, incluindo objetos sem forma definida, porta-retratos e bolas de vidro. Assim, o ambiente ganha ainda mais vida. 

Caso tenha espaço, escolha uma poltrona confortável e esteticamente bonita também. No inverno, elas podem ganhar mantas, para chamarem ainda mais a atenção.

Luminárias e abajures, além de facilitarem a leitura noturna, podem contribuir com a decoração também. Escolha modelos que combinem com o restante dos objetos e mobília. 

Depois destas dicas, está preparado para montar a sua biblioteca particular? Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da Duo Imóveis.

 

  • 31 de Março de 2021
  • Notícias

Compartilhar: