Blog

PrincipalBlogNotícias

Três passos para reduzir o lixo de casa

Sabia que sua casa é um lugar que acumula bastante lixo? Em média, cada pessoa produz 1 quilo de lixo por dia. Para se ter uma ideia, 60% desse material é possível reciclar, 20% a 30% são orgânicos e apenas 10% é inútil. Essa questão também é um problema mundial. Recentemente, a humanidade passou a viver em crédito por ter consumido todos os recursos naturais, isso foi revelado em um cálculo da organização não governamental (ONG) Global Footprint Network. Ainda de acordo com a apuração, no último ano, estabelecemos um novo recorde negativo, pois já foram utilizados mais recursos de terra e mar do que o Planeta pode regenerar em um período de 12 meses.

Confira abaixo três dicas para ter uma casa mais sustentável:

1- Abuse do Consumo Consciente

Compre apenas o que você vai consumir, seja no mercado, na feira, farmácia ou em qualquer tipo de estabelecimento. Isso porque devemos evitar desperdícios de alimentos, embalagens e até objetos. O primeiro passo é prestar atenção na redução de consumo. Muita gente compra alimentos em grande quantidade, não consomem todos os ingredientes e eles acabam estragando, além disso, muito desses alimentos estão em embalagens de plástico que devem ser reutilizadas ou higienizadas para a reciclagem.

2- Os três “R” da sustentabilidade:

O próximo passo é saber reduzir reutilizar e reciclar o que você trouxe para casa. O pote de requeijão, por exemplo, pode ser utilizado como uma louça ou um porta alfinete/parafuso. Com essa atitude, estamos pegando a matéria prima e reintroduzindo no mercado. Hoje, as pessoas estão acostumadas com a economia linear, em que comprasse o material, consume, joga-se a embalagem no lixo e o objeto vai direto para os lixões, sendo que ainda pode ser reutilizado. Já a reciclagem, proporciona uma economia circular, que é justamente reutilizar os objetos que não precisam ser jogados fora, sem prejudicar o meio ambiente.

Essa atitude também ajuda a não faltar matéria prima no mercado, evita a poluição, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera uma renda para as pessoas que trabalham em cooperativa, sem deixar de lado a questão social.

3- Faça a Coleta Seletiva

Você pode começar essa atitude com três lixeiras: uma para materiais recicláveis como plástico, embalagens entre outros, outra para os chamados inservíveis – resíduos que não são recicláveis e nem orgânicos, como o lixo de banheiro – e uma terceira para compostagem, em que é possível descartar os restos de comida. A compostagem é um processo natural que transforma resíduos orgânicos em adubo.

Nos siga nas redes sociais e fique bem informado: Facebook, Instagram e Twitter.

Fonte: mercadoimobiliario.net

  • 07 de Janeiro de 2020
  • Notícias

Compartilhar:

Categorias

Postagens Recentes

Quanto custa morar sozinho?

13 de Março de 2024

Como aliviar o calor em casa?

16 de Janeiro de 2024