Blog

PrincipalBlogNotícias

Tendências para o mercado imobiliário

Mulheres, casadas e com idade de 39 a 58 anos. Este é o principal perfil do comprador de imóveis, segundo pesquisa do DataZap+. O estudo apontou que 57% das pessoas que buscam por imóveis são do sexo feminino. Os homens, por sua vez, somam 43%.

A faixa etária predominante dos compradores, que responde a 50%, vai dos 39 aos 58 anos. É a chamada Geração X, seguida dos Baby Boomers ou Geração Silenciosa, com 59 anos de idade ou mais (34%). Os casados são maioria entre os interessados, 62%, seguidos dos solteiros, com 21%.

No que se refere aos imóveis, a maioria dos interessados na aquisição busca por casas ou apartamentos de tamanho mediano, de 90 a 119 m². Também valorizam a localização, priorizando a proximidade com vias de acesso, avenidas e ruas, comércio e outros serviços. A maior parcela deseja permanecer na mesma cidade, mas em bairros diferentes dos que reside atualmente. 

Além disso, também buscam uma média de duas vagas na garagem, três dormitórios e uma suíte. Itens como churrasqueira, piscina externa, academia e salão de festas estão entre os itens mais procurados, respectivamente, influenciando a decisão de compra.

Meio ambiente e tecnologia

A atenção ao meio ambiente também está presente. Conforme o levantamento, os clientes têm buscado, cada vez mais, empreendimentos com sistemas de reaproveitamento de água e de energia renovável, além da bioarquitetura.

Quanto à tecnologia, entre os itens mais procurados estão: isolamento acústico, câmeras de monitoramento virtual, wi-fi em todos o empreendimento, fechadura eletrônica, tomadas para carros elétricos, portaria virtual.

Por fim, os hábitos estimulados pela pandemia do Covid 19, como o trabalho home office e a maior permanência em casa, continuam influenciando a busca por imóveis. As pessoas seguem buscando opções com mais espaço, varanda ou sacada, escritório, quintal, luz natural e bem arejado.

Gostou das tendências para 2023? Continua navegando pelo blog para ficar por dentro das novidades do mercado  imobiliário!

  • 28 de Novembro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: