Blog

PrincipalBlogNotícias

Steel Frame, rapidez para construir

Steal Frame! Já ouviu falar? Trata-se de um sistema de construção a seco.

Perfis de aço galvanizados são usados na criação de painéis estruturais e não estruturais, vigas secundárias, de piso, tesouras de telhado e outros componentes. O fechamento é feito por placas de diversos materiais, cimentícias, de madeira, drywall etc.

Apesar de a alvenaria ainda ser o sistema construtivo mais usual no Brasil, o Steel Frame está ganhando espaço. Mas ele serve para todos os projetos? É vantajoso?

VANTAGENS

Rapidez: as vantagens de se levantar um imóvel com esse sistema são diversas, mas a rapidez na construção é a mais evidente. Uma obra em steel frame costuma ser concluída até seis vezes mais rápido do que aquelas que adotam outros sistemas construtivos. Uma vantagem e tanto para que tem pressa!

Precisão: é um sistema construtivo industrializado, ou seja, as peças são produzidas em fábrica, já com as medidas necessárias para a execução. Isso reduz significativamente as chances de erro, improvisos e atrasos.

Durabilidade: como é um sistema industrializado, utiliza boa matéria prima e passa por controle de qualidade.

Ganho de espaço: necessidade de pilares e vigas na obra diminui, aumentando o espaço interno. Essa característica permite que o arquiteto crie projetos mais criativos

Personalização: o steel frame permite o uso de vários acabamentos internos e externos.

Orçamento preciso: quem já construiu sabe que é comum os valores aumentarem ao longo do projeto, já que muitas vezes o cálculo do material não é feito corretamente. Como todas as peças do steel frame são industrializadas é mais simples especificar os valores e evitar surpresas.

Sustentabilidade: o sistema construtivo gera pouco lixo e resíduos e não utiliza água. Além disso, o aço galvanizado é 100% reciclável.

DESVANTAGENS 

Mão de obra especializada: comparativamente a outros países, ainda há poucos profissionais que trabalham com steel frame. Em função disso, a obra pode custar um pouco mais e levar mais tempo para começar.

Limitação de andares: apesar de o material ser resistente, o aço é um material leve; portanto o steel frame é recomendado para obras de até quatro pavimentos.

Desconhecimento da população: apesar de o sistema funcionar bem para vários tipos de obra, ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso, a maioria das pessoas ainda prefere outros sistemas de construção, especialmente a alvenaria.  

E você, pensa em construir? Pronto para apostar no steel frame? Continua navegando pelo blof e fica por dentro das novidades!

  • 10 de Novembro de 2021
  • Notícias

Compartilhar: