O desejo mudar não surge “de graça”, normalmente está associado a uma insatisfação ou, em outras palavras, a busca por melhorias. Com o lugar que você mora a lógica é a mesma!
Quais os sinais mais evidentes de que chegou a hora de buscar um novo imóvel?
1) A localização ficou incompatível com suas necessidades
A nossa rotina pode mudar ao longo do tempo e, com ela, nossas necessidades. Em determinado momento, algumas pessoas priorizam morar perto do trabalho, por exemplo. Com a chegada de filhos, ter escola na vizinhança é um fator valorizado.
Há, ainda, períodos em que queremos estar mais em contato com a natureza, o que faz com que busquemos morar próximo a áreas verdes. O desejo de estar mais perto ou longe das áreas centrais da cidade também é algo que pode mudar conforme a as alterações do dia a dia de cada um.
Se a localização do seu imóvel não faz mais sentido na sua rotina, é um forte indicativo da necessidade de mudança!.
2) O aluguel ou condomínio ficou caro para o seu orçamento
Neste ano, a alta dos aluguéis foi notícia recorrente. Enquanto alguns estão enfrentando mais dificuldade para honrar esse compromisso; outros motivaram-se a adquirir um imóvel próprio e investir melhor o seu dinheiro.
Quanto ao condomínio, às vezes ocorre uma má administração ou o acúmulo de dívidas, elevando o valor da taxa mensal. Isso pode levar moradores a buscar outras alternativas para morar.
A dica é pesquisar condomínios semelhantes, na mesma região, com as mesmas comodidades. Se realmente o valor estiver acima do praticado no mercado, pode ser a hora de pensar em mudar para um local que se encaixe melhor no seu orçamento.
3) Você deseja mais conforto
A chamada “casa própria” é desejo da maioria dos brasileiros. Quem consegue realizar esse sonho, à medida que o orçamento melhora, começa a pensar em também morar melhor, com mais conforto.
Condomínios com áreas de lazer e convivência, apartamentos com sacada gourmet e suíte, casas com pátio. Essas são algumas características valorizadas quando se busca um plus imobiliário.
Se a vida financeira melhorou e você pode fazer esse investimento para morar com mais qualidade de vida, já é um bom motivo para mudar!
4) O tamanho do imóvel não é mais adequado a sua rotina
A família cresceu? Você precisa de novos espaços em casa, como um escritório? Deseja uma área social mais ampla? Então, pode ter chegado a hora de buscar um imóvel maior.
O inverso também é verdadeiro. Os filhos saíram de casa? Deseja uma rotina mais compacta e funcional? Um apartamento pequeno pode ser mais adequado nesses casos.
Perceber que o tamanho do seu imóvel atual não lhe atende mais é um dos principais motivos para uma mudança.
5) Você precisa de dinheiro para outro investimento
Quer investir em um negócio próprio e precisa de recursos? Precisa pagar uma dívida inadiável? Quer fazer uma viagem? Deseja comprar algo de maior valor?
Nesses casos, a venda do imóvel atual, a troca por outro de menor valor ou até a opção pelo aluguel costuma ser avaliada.
Se com essas observações você concluiu que é hora de mudar, a Duo Imóveis pode te ajudar! A dica é elencar suas prioridades e necessidade e buscar o auxílio de profissionais do ramo. Seja para vender, comprar ou alugar, temos um time especializado que vai te auxiliar a fazer um bom negócio, do início ao fim do processo!