Blog

PrincipalBlogNotícias

Saiba como ter um planejamento financeiro para comprar seu imóvel em 2021


Início de ano é tempo de estipular metas e tirar planos do papel. Caso esteja pensando em comprar um imóvel em 2021, é o momento de fazer um planejamento financeiro para colocar em prática ao longo do ano. Assim, lá em dezembro, você poderá comemorar a conquista da casa ou apartamento sabendo que fez um investimento pensado, dentro das suas possibilidades econômicas, sem colocar em risco suas finanças. 

Estabeleça o tipo de imóvel e verifique seus gastos

O passo inicial de um planejamento financeiro é estabelecer o tipo de imóvel que a família deseja. É uma casa? Um apartamento? Quantos quartos e quantas vagas de garagem serão necessários? É um imóvel na planta ou pronto? São perguntas pertinentes e que farão diferença no valor do imóvel a ser adquirido. 

Definido o tipo de imóvel desejado, é hora de verificar toda a renda e todas as despesas da família. Esta análise pode ser feita em planilhas do computador, ou, se preferir, até em um caderno mesmo. O importante é colocar estes números em um lugar que fique visível, pois será mais fácil de dimensionar os ganhos e despesas familiares e o valor que será destinado à compra do imóvel, em caso de financiamento bancário, por exemplo. 

Comprometa-se em guardar parte dos seus ganhos

Para muita gente, economizar é um verdadeiro pesadelo. Há quem diga que não consegue por diferentes motivos. O fato é que guardar parte dos seus ganhos mensalmente exige esforço e compromisso.

Defina uma quantia dentro da sua realidade financeira e não abra mão de guardá-la mês a mês. No início poderá ser mais difícil ou tentador em gastar com outras coisas, mas depois de um tempo se tornará um hábito. 

Evite gastos desnecessários 

Comprar um imóvel exige abrir mão de algumas coisas. Talvez será necessário guardar o cartão de crédito por um tempo e deixar de lado a roupa ou acessório novo.

Também será preciso reduzir os gastos com jantares ou comidas por aplicativo por um período. É preciso fazer alguns cortes e “sacrifícios” em nome de um bem maior: seu futuro lar!

Avalie a possibilidade de fazer um financiamento  

O financiamento já foi tema aqui no blog e pode ser uma opção para quem não pode comprar o imóvel à vista. O financiamento é negociado, geralmente, junto às instituições bancárias públicas ou privadas. De forma resumida: o banco paga o valor do imóvel ao proprietário e você paga para o banco, de forma parcelada, mas com juros. Vale ressaltar que o financiamento pode ser total ou de parte do valor do imóvel. 

É importante avaliar bastante e dialogar com todos os envolvidos antes de fechar o negócio pois, geralmente, é uma dívida extensa que leva anos para ser quitada.

Agora que você já tem dicas úteis para fazer seu planejamento financeiro de 2021, cadastre-se aqui e não perca nenhuma oferta da Duo Imóveis. 

  • 13 de Janeiro de 2021
  • Notícias

Compartilhar: