Blog

PrincipalBlogNotícias

Receita Federal amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel

A Receita Federal ampliou a isenção de Imposto de Renda sobre lucro na venda de imóveis. E a nova regra já está valendo. Portanto, atenção para não perder o benefício!

Em regra, quem vende um imóvel paga alíquota de 15% a 22% sobre o ganho de capital, ou seja, a diferença entre o que pagou e quanto recebeu pela venda da casa ou apartamento.

Como era

Em 2005, para estimular a construção civil e o setor imobiliário, o governo isentou do IR sobre ganho de capital quem usasse o dinheiro, em até 180 dias, para comprar um novo imóvel.

Como ficou

Agora, o contribuinte também fica isento se usar o dinheiro para quitar, totalmente ou em parte, o financiamento de um imóvel comprado antes da venda. A quitação, no entanto, deve ser feita até 180 dias após a venda do imóvel anterior.

Porém, permanece vedada a aplicação da isenção dos 180 dias, quando se tratar de venda ou aquisição de terreno, bem como aquisição somente de vaga de garagem ou de boxe de estacionamento.

E por falar em Imposto de Renda, o prazo para entrega da declaração 2022 já está correndo. Neste ano, a Receita Federal receberá a prestação de contas dos contribuintes até 31 de maio.

Gostou da novidade? Continua acompanhando o blog e fica por dentro das notícias do setor!

  • 11 de Abril de 2022
  • Notícias

Compartilhar: