Blog

PrincipalBlogNotícias

Quer plantar uma árvore? Saiba o que considerar e as espécies indicadas

Árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental e ainda embelezam a paisagem e proporcionam bem-estar. Há quem diga que, para uma vida plena, é preciso ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore.

Concordando ou não com o ditado popular, qualquer pessoa está apta a plantar uma árvore. Boas razões para isso não faltam! Porém, antes de ir para o pátio com uma pá e uma muda qualquer, é preciso fazer algumas considerações, especialmente no que se refere ao porte das espécies. Algumas podem atingir grandes proporções, tanto de raízes quanto de copa, e causar danos no entorno.

O que observar?

1. Primeiro, é preciso saber qual função a árvore vai exercer no ambiente onde será inserida. Qual o seu intuito ao plantar a muda?
2. Também é fundamental avaliar o espaço disponível. Olhar ao redor e observar se, ao crescer, a árvore não afetará o telhado ou o pátio do vizinho, por exemplo.
3. É importante observar também se o lugar desejado para o plantio recebe sol.
 
Espécies

Em geral, em áreas pequenas, opta-se por árvores de pequeno porte e copa menos larga, para não tomar muito espaço do pátio, fazer muita sombra ou atrapalhar a entrada de veículos, por exemplo.  
Nas áreas cimentadas e calçadas, evitar aquelas com raízes mais agressivas, que podem romper e estragar o piso. Também cuidar com espécies de frutos grandes ou “grudentos”, que ao caírem deixam o chão escorregadio, favorecendo quedas.
 
Algumas sugestões, conforme seu objetivo:

1. Para sombra (porte médio a grande): ingá, aroeira, mangueira, flamboyant, chapéu-de-sol, sombreiro.

2. Para ornamentar: ipês, quaresmeira, pau-formiga, chuva-de-ouro, manacá-da-serra, jasmim-manga, magnólias, miniflamboyant.

3. Frutíferas (porte pequeno a médio): araçá, pitangueira, cítricos (limoeiro, laranjeira), goiabeira, carambola, jabuticabeira, mamoeiro, acerola.

Como e quando plantar?

No Brasil, a época mais indicada é a primavera, estação de chuva e temperaturas mais amenas.

Para plantar, a muda deve estar bem na vertical. Cuidado para não quebrar ou danificar o torrão (parte com terra e raízes próxima à base do caule) da árvore. O caule não deve ficar coberto com terra, visto que a árvore respira/transpira pelo tronco e isso pode deixá-la suscetível a doenças e pragas.

E você, já plantou a sua? Aproveita as sugestões e põe a mão na terra.

  • 23 de Fevereiro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: