Blog

PrincipalBlogNotícias

Qual o modelo ideal de churrasqueira

Reunir a família e os amigos para um bom churrasco é sinônimo de alegria. Para que esse momento possa ser desfrutado com prazer, no aconchego do lar, é preciso pensar bem onde e como será instalada a churrasqueira.

Há algum tempo, apenas casas contavam com essa alternativa. Atualmente, a churrasqueira é cada vez mais comum e requisitada também em apartamentos.

Há modelos para todos os gostos e espaços. Com planejamento, é possível encontrar a solução adequada para o seu churrasco de domingo. E a Duo te ajuda!

Espaço

O primeiro passo é conferir o espaço disponível para a instalação da churrasqueira, além de coifa, duto e chaminé para a exaustão da fumaça. O tamanho do equipamento é definido pelo número de pessoas e pelo espaço. Fabricantes sugerem começar com 50 centímetros de largura para atender cerca de dez pessoas.

Modelo

Depois, é preciso escolher o modelo que atende as suas necessidades. Há equipamentos com funcionamento a carvão, gás, eletricidade. Os modelos a carvão são os mais conhecidos e usados. Porém, as versões a gás ganham adeptos porque são rápidas e de fácil limpeza.

Duto e chaminé
O duto, que pode ser de metal ou alvenaria, varia conforme o tamanho da coifa e pode funcionar por exaustão natural ou por equipamentos. Segundos os técnicos, curvas de 90 graus devem ser evitadas. Se não houver alternativa para isso, o motor de exaustão é indispensável. Já a chaminé, para cumprir a função de exaustão natural, precisa ter pelo menos dois metros.

Versão a gás

Para esses modelos, é necessário uma rede de gás. Construções novas muitas vezes já contam com isso e também com a churrasqueira no planejamento. Se não for o seu caso, em apartamentos, não esqueça da autorização do condomínio antes de iniciar a obra. Aliás, a churrasqueira em apartamento só é possível se o imóvel tiver as condições essenciais para a instalação, como shaft e duto de fumaça. E é preciso seguir as normas do condomínio para isso.

Não pode faltar

Um local para o preparo e manuseio da carne, como uma bancada ou mesa de apoio, e uma boa área para movimentação dos espetos dão conforto ao churrasqueiro. Para qualquer tamanho de ambiente e tipo de churrasqueira, é sempre recomendado o acompanhamento de um profissional que entenda sobre o assunto e possa aconselhar sobre o melhor modelo e orientar sobre a instalação e limpeza. 

Inspirado para fazer a sua churrasqueira? Não perca nossas dicas, continua navegando pelo blog!

  • 17 de Maio de 2021
  • Notícias

Compartilhar: