Blog

PrincipalBlogNotícias

Qual o melhor imóvel para você, casa ou apartamento?

A escolha do tipo de imóvel para viver leva em conta questões que vão desde a rotina até a segurança e a localização. Em outras palavras, o imóvel deve atender aos desejos e necessidades dos moradores!

Para te ajudar a refletir e fazer a melhor escolha, listamos prós e contras de cada tipo de imóvel.

Casa
 
Vantagens: mais espaço, liberdade e áreas privativas de lazer são algumas das vantagens de morar em uma casa. 
 
Durante o confinamento provocado pela pandemia do Covid-19, a falta de espaço adequado para trabalhar ou estudar e para as crianças gastarem energia pesou e foi determinante para mudar o comportamento das famílias. Elas passaram a procurar imóveis maiores para viver.
 
No quesito espaço, as casas vencem a disputa porque, em geral, têm mais áreas de livre circulação e cômodos maiores, além de oferecerem mais privacidade aos moradores. Ainda há mais liberdade para construir e reformar conforme a sua vontade.
 
Desvantagens: a segurança lidera a lista. Por mais que se localize em região considerada tranquila, a casa é sempre mais vulnerável a arrombamentos do que os apartamentos.

Investir em equipamentos de segurança, como câmeras, alarmes, cercamento, segurança privada etc representa uma despesa relevante para os moradores.

A manutenção residencial, que nesse caso precisa ser providenciada pelo próprio morador, sem auxílio do condomínio, também é apontada por alguns como uma desvantagem. Além do trabalho de fazer tudo por conta própria, o custo também é individual, enquanto nos prédios é partilhado.

A convivência com vizinhos também pode ser mais difícil. Enquanto os condomínios possuem regras que ajudam a resolver conflitos, no caso das casas é necessário que o problema seja resolvido só entre as partes.

Apartamento

Vantagens: segurança, praticidade e comodidade são as vantagens mais citadas por quem prefere apartamento para morar. E segurança lidera a lista! Câmeras, portaria, controle de quem entra e sai dão maior sensação de proteção aos moradores.

Na maioria dos casos, os edifícios também têm algum espaço para festas e lazer, e serviços adicionais, como academia. Claro que isso tem um custo, mas ainda assim é mais acessível do que pagar um clube convencional, por exemplo.

Menores custos de manutenção são outra vantagem. Despesas com limpeza e cuidado de áreas comuns e instalações são divididos entre os condôminos e costumam ser bem inferiores do que se contratados individualmente.

A convivência mais próxima com os vizinhos é vista como vantagem por alguns que, além da relação social, estabelecem vínculos de apoio para momentos de necessidade. Por outro lado, quando há problemas nessa relação, conta-se com regras e mediação do síndico.

Desvantagens: a convivência próxima dentro de um mesmo condomínio exige regras. Essa é a principal desvantagem dos apartamentos. Você precisará viver conforme as normas estabelecidas. A ideia das regras é facilitar o convívio, mas muitos as consideram controladoras.

O barulho alheio costuma incomodar bastante nos apartamentos. Crianças, animais, festas, reformas e até o salto alto da vizinha de cima podem ser motivo de conflito.

Em geral, os apartamentos também oferecem menos espaço privativo e cômodos menores. Também são poucas as opções de mudança da estrutura. Tudo segue um padrão. Alterações na fachada são, quase sempre, proibidas. Até o fechamento de sacadas deve seguir um padrão.

E agora, com esses pontos para reflexão, ficou mais fácil responder qual o melhor imóvel para você?

Independentemente da escolha, o importante é que as vantagens superem as desvantagens. Sempre é preciso lidar com prós e contras. O fundamental é investir na opção que melhor atende as suas necessidades e preferências!

Navega pelo site da Duo e encontra seu imóvel ideal! Há opções para todas as necessidades.

  • 18 de Outubro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: