Blog

PrincipalBlogNotícias

Quais os tipos de iluminação e como aplicar em cada ambiente?

Na hora de decorar o seu lar, a iluminação não pode ser negligenciada. Um imóvel com um bom projeto luminotécnico faz toda a diferença, tanto no que se refere à funcionalidade quanto à estética.

Uma boa iluminação valoriza a decoração, amplia os espaços e torna os ambientes mais aconchegantes. Além disso, um projeto bem executado representa economia de energia.

A tonalidade das lâmpadas

Existem diferentes tons de luz. Três são os mais usuais:

1. Branco frio: emite um tom mais próximo ao azul. É indicado para espaços que exigem maior foco e limpeza, como cozinhas e banheiros. 

2. Branco quente: produz uma luz mais alaranjada. Passa sensação de conforto, aconchego, relaxamento. Recomendado para salas de estar e dormitórios. 

3. Neutra: assemelha-se mais à luz do dia. Indicada para ambientes amplos, como salas de reuniões, auditórios, salões de festas.

Os tipos de iluminação

Além do tom, existem pelo menos cinco tipos de iluminação:

1. Direta: a luz é direcionada sobre um ponto determinado. O foco ilumina um objeto específico. Pode ser usada em sala de estudos ou escritório, sobre a escrivaninha, por exemplo; no banheiro, sobre o espelho.

2. Indireta: essa luz não é o foco principal, mas ajuda a destacar peças e objetos no ambiente, refletindo em paredes ou tetos. Pode ser usada por meio de arandelas, sancas, spots direcionados.

3. Difusa: ilumina todo o ambiente de forma suave, sem produzir contrastes e sombras sobre móveis e objetos. Ideal para salas, quartos, banheiros.

4. Linear: como o nome sugere, trata-se de um sistema de iluminação em linhas contínuas. É aplicada em ambientes funcionais como escritórios e cozinhas. Quando bem aplicada e distribuída, ainda produz um efeito estético bem interessante.

5. De destaque: mais indicada para áreas externas, ajuda a destacar pontos específicos do ambiente e da decoração. É uma luz mais concentrada, ideal para fachadas, áreas de paisagismo.

Gostou das informações? Então, continua lendo os artigos do blog. Sempre temos dicas de decoração para você aplicar no seu lar!

  • 10 de Maio de 2022
  • Notícias

Compartilhar: