Blog

PrincipalBlogNotícias

Quais as cores do ano e como incorporá-las na sua casa?

Anualmente, duas empresas conceituadas, a Pantone e a Coral, elegem a cor do próximo ano. O objetivo é criar tendências no ano seguinte nos tons escolhidos, seja em roupas, acessórios, itens decorativos, tintas para paredes, embalagem de produtos, design gráfico, entre outros.

Ainda em meados de 2020, a Coral anunciou a Pedra Esculpida como a cor da marca para 2021. É um tom neutro quente e natural, que traz calma. Segundo a Coral, é também um tom versátil que deixa outras cores brilharem e dá sensação de equilíbrio a qualquer ambiente. Para explicar de forma mais prática e clara, a cor é um pouco mais forte que o bege e menos intensa que o marrom.

Já a Pantone fez o anúncio das cores de 2021 em dezembro do ano passado. É um tom de amarelo (PANTONE 13-0647 Illuminating) e um tom de cinza (PANTONE 17-5104 Ultimate Gray).

A escolha da dupla traz uma espécie de esperança ao próximo ano, depois de um 2020 tão turbulento. Veja a explicação da Pantone:

“Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta união (...) representa a força e a positividade. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável. Uma mensagem de felicidade apoiada pela força, a composição (...) é um anseio que nos traz esperança. Temos que acreditar que tudo ficará mais iluminado – isso é essencial para o espírito humano”.

Como incorporar as cores do ano na sua casa?

As cores de 2021 não precisam, necessariamente, estar somente nas paredes da sua casa: elas podem estar em móveis, objetos de decoração, tapetes, almofadas, enfim, a imaginação pode ser usada a seu favor, criando ambientes únicos. Confira algumas dicas.

Cor Pedra Esculpida

Segundo a Coral, a cor cria uma boa base para qualquer mobiliário – tradicional ou moderno – e funciona bem com artesanato e materiais naturais. Nas paredes do quarto, ela pode ser combinada com tons de rosa e vermelho, dando destaque para estas duas cores e criando um ambiente autêntico.

Nas paredes do home office, a Pedra Esculpida, juntamente com tons terrosos, pode oferecer uma sensação de acolhimento.

Cor Illuminating Pantone

O amarelo lembra esperança, iluminação e acolhimento. Conforme a Pantone, Illuminating é um amarelo brilhante e alegre cintilando com vivacidade, um tom caloroso imbuído de energia solar.

O tom pode ser explorado nas paredes da sala de estar, estimulando o convívio e a confraternização. Já no quarto ou no home office, estimula a criatividade e a concentração. Caso ache demais utilizá-lo nas paredes, escolha um item como uma almofada, uma luminária ou até uma poltrona para adotar a cor.

Cor Ultimate Gray Pantone

O tom cinza do Ultimate Gray da Pantone é da cartela dos neutros e pode se sair muito bem com a sua companheira do ano, a Iluminating. Enquanto o amarelo representa vida, iluminação, energia, o cinza vem dar o equilíbrio, estimulando sentimentos de moderação, estabilidade e resistência.

O cinza também pode ser a base perfeita para outros tons ganharam destaque. A combinação com o azul turquesa, por exemplo, é bastante sofisticada e cai muito bem na sala de estar. Elas podem ser exploradas em objetos como quadros, almofadas ou mesmo nas paredes do ambiente.

Já a dupla cinza e laranja fazem o jogo esfria e esquenta no ambiente. Basta usar a criatividade!

O cinza pode estar no sofá, em tapetes, em móveis, enfim, onde você quiser e onde mais combinar com o seu cômodo.

O que você achou das cores de 2021? Vai aderir na decoração da sua casa? Use a imaginação e o bom gosto! E lembre-se: para mais dicas de decoração, continue acompanhando o nosso blog.

  • 06 de Janeiro de 2021
  • Notícias

Compartilhar: