Blog

PrincipalBlogNotícias

Posição solar: saiba qual a ideal para você

A posição solar de um imóvel é uma das características mais importantes e que terá mais impacto na vida de quem morará nele. Inclusive, é um dos fatores que pode influenciar na valorização do apartamento em uma futura negociação. 

Mas e aí, você sabe como escolher a melhor posição solar para o seu imóvel? Acompanhe o artigo preparado pela Duo Imóveis e tire suas dúvidas. 

Por que a posição solar é importante?

Estima-se que um imóvel com boa incidência solar seja até 10% mais valorizado do que demais. Você sabia? 

O fato é que ambientes bem iluminados ajudam na economia de energia elétrica, são bons aliados contra a umidade, o mofo e ácaros e são capazes até de aumentar a qualidade de vida e bem-estar de quem vive no local. Espaços com claridade adequada dão sensação de energia e mais disposição, enquanto ambientes escuros podem estar ligados a sentimentos como desânimo e tristeza. Além disso, a ventilação do ambiente é muito importante para combater os problemas de umidade. 

Dicas: visite o imóvel em diferentes horários do dia (exemplo: manhã e tarde) para conferir como a luminosidade se comporta em momentos distintos.  É preciso também observa os arredores. Edifícios no entorno do seu futuro prédio ou edificações em construção podem influenciar diretamente na chegada de luz ao seu apartamento. 

As posições solares e suas características

Posição norte: é a preferida de muitos compradores e usada como argumento pelos vendedores. No inverno, recebe mais luz durante o dia, mantendo o ambiente aquecido. Enquanto, no verão, diminui a presença do sol dentro do imóvel.  Mas vale ficar atento ao clima da região, já que o Brasil é um país tropical e pode ter temperaturas mais quentes mesmo no inverno. 

Posição sul: nesta posição, o imóvel recebe mais luz solar durante as primeiras horas da manhã. Durante o dia, pode ficar mais fresquinho ou, até mesmo, frio, principalmente, no inverno.

Posição leste: recebe mais sol durante toda a manhã, ficando menos aquecido ao longo do restante do dia. 

Posição oeste: aqui, a luz solar prevalece durante a tarde, o que faz o imóvel ficar mais aquecido nos períodos de vespertino e noite. Pode ser bom no inverno, mas não tão confortável nos dias quentes de verão. 

Já escolheu a sua posição solar preferida? Não deixe de observar este fator ao negociar seu próximo imóvel. Fique atento! Para mais dicas, continue navegando nos conteúdos do blog. 

 

  • 15 de Abril de 2021
  • Notícias

Compartilhar: