O porcelanato é um dos tipos de revestimento mais usados, por sua resistência e versatilidade. Além da infinidade de cores e padrões, há tipos e tamanhos capazes de atender a todo tipo de projeto.
São tantas as variedades que, na hora de comprar, sempre surgem dúvidas. É preciso estar atento a algumas características para fazer a melhor escolha.
Onde usar
Em projetos residenciais e comerciais, tanto nas áreas externas quanto internas. O porcelanato pode ser aplicado em pisos, paredes e bancadas. Para cada finalidade e ambiente, há um tamanho ideal. Além disso, é fundamental escolher o porcelanato com características que atendem as necessidades das pessoas e do ambiente específico.
Tipos e indicações
Porcelanato técnico: não recebe esmalte na superfície. É ideal para áreas com alto tráfego de pessoas, como áreas comerciais, garagens, escada etc. Entre os técnicos, há os polidos os naturais.
Os que recebem polimento são brilhosos e bastante lisos. São, portanto, indicados para ambientes internos, mas devem ser evitados em áreas molhadas, como banheiro e cozinha.
O porcelanato natural não recebe polimento. É indicado tanto para ambientes secos como molhados, pois a superfície não é escorregadia.
Porcelanato esmaltado: recebe uma espécie de esmalte em sua superfície, que define as características de cor e textura, além de impermeabilizar a peça. Pode ser utilizado em qualquer ambiente. Possui uma versão antiderrapante para uso em áreas externas.
Como escolher o tamanho
A escolha do tamanho de porcelanato vai depender do objetivo para o ambiente. É possível escolher desde peças pequenas até as mais amplas, capazes de cobrir uma parede inteira. Antes de escolher o tamanho, é importante avaliar a metragem do espaço e a quantidade de peças que podem ser utilizadas.
Os porcelanatos grandes contribuem com a sensação de amplitude e sofisticação de um ambiente, mas, por óbvio, requerem áreas mais amplas para instalação. Se usados em ambientes pequenos, vão necessitar de mais cortes, prejudicando o acabamento.
Nesse caso, é melhor optar por peças menores, como o formato quadrado, com dimensões de até 60 cm x 60 cm. Além de facilitar a instalação, elas mantêm a linearidade do espaço e trazem a sensação de amplitude.
Ficou mais fácil fazer a sua escolha? Acompanha o nosso blog para mais dicas!