Blog

PrincipalBlogNotícias

Piso de madeira, vinílico ou laminado: como escolher?

Qual o melhor piso para seu imóvel? Na hora de definir o material do piso, é preciso levar em consideração custo, durabilidade, manutenção e característica de uso do imóvel.

O primeiro passo é considerar o uso de cada piso. Quem mora em uma região fria, pode preferir um material mais quente. Quem tem crianças e pets em casa, talvez queira algo mais resistente, por exemplo.

Veja as dicas de arquitetos antes de fazer a sua escolha!

Madeira: considerada um acabamento mais nobre, nem sempre é a melhor alternativa, mas ainda é desejada por muitos. Ela traz conforto acústico e térmico, mas tem custo mais elevado e precisa de cuidados especiais, pois se desgasta com a ação do tempo. É preciso proteger esse piso da umidade e do sol, evitar produtos abrasivos, usar cera rotineiramente, entre outros.

Quanto mais clara for a madeira utilizada, mais macia. Isso significa que o piso pode ficar marcado com mais facilidade por sapatos de salto, ao arrastar um móvel ou com o atrito de brinquedos no chão, por exemplo.

Graças à tecnologia, hoje o mercado dispõe de materiais diversos para piso e que estão em alta. Eles são resistentes, bonitos e aconchegantes. Muitos, inclusive, imitam os veios da madeira. É o caso dos pisos vinílicos e dos porcelanatos. Há também os laminados.

Laminado: composto por fibras de madeira em camadas. Oferece conforto térmico e imagem semelhante à madeira, mas falha quanto à acústica. Quando pisamos com sapatos sobre o laminado, o barulho pode incomodar, a depender da sola do calçado. Nesse quesito, o vinílico é melhor. Aliás, essa é a principal diferença entre esses dois tipos de piso, além da durabilidade.

Além disso, o laminado nunca pode ser molhado e, com o tempo, pode começar a levantar a camada adesiva de madeira. A vantagem é o custo, normalmente mais barato que os outros materiais. Por isso, ainda é muito utilizado!

Vinílico: feito à base de PVC. É durável e resistente à água e ao sol. Oferece o mesmo conforto térmico e acústico que a madeira natural, com a vantagem de não sofrer com a ação do tempo, não riscar nem descascar e, ainda, poder ser usado em áreas molhadas, como cozinha e banheiro (exceto box). Segundo os arquitetos, é um material com bom custo- benefício.

Porcelanato: não oferece o mesmo conforto térmico que os demais e, com o uso e o tempo, pode lascar. É uma opção para quem deseja o mesmo piso em todos os ambientes, pois pode ser instalado tanto nas áreas molhadas quando nas sociais, assim como externamente também.

Gostou das dicas? Continua navegando pelo blog para saber mais sobre arquitetura e decoração!

  • 12 de Setembro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: