Blog

PrincipalBlogNotícias

Perspectivas para o mercado imobiliário em 2023

2023 já está em curso! Quais as perspectivas para o mercado de imóveis neste ano? As previsões apontam que a demanda por moradias segue elevada, portanto, as negociações de compra e venda devem continuar crescendo.

Apesar de o cenário político ainda estar cercado de incertezas, o mercado imobiliário deve seguir como grande impulsionador da roda econômica do Brasil. É o que dizem especialistas do setor!

Imóveis são segmento sólido no país, consolidado, sempre vistos como uma reserva de valor, especialmente os residenciais. Diante das crises, muitos brasileiros mantêm seus imóveis inabalados, oferecendo rendimentos e lucros.

Sendo assim, acompanha a seguir algumas das tendências para o mercado imobiliário neste ano que recém iniciou.

1) A volta do Minha Casa Minha Vida

O Casa Verde Amarela volta a ser Minha Casa Minha Vida. Mas o importante não é o nome do programa e sim a projetada expansão da habitação econômica. Isso devido à orientação do atual governo, e, mais importante, ao aumento de valor do imóvel no programa, mais crédito e, sobretudo, uma demanda latente com pouco estoque disponível nas principais cidades brasileiras.

2) Aumento da taxa de locação

Pesquisas indicam que o mercado de locação cresceu, devido à renda e à baixa oferta adequada. Portanto, os empreendedores deverão buscar atender essa demanda, com apartamentos mais compactos e centralizados.

3) PIB da construção crescendo

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projetou alta de 2,5% para o PIB da Construção. Será o terceiro ano consecutivo de crescimento superior ao da economia nacional.

4) De volta aos escritórios

O comportamento das empresas está retornando às origens. Isso quer dizer que os dias de home office integral podem estar chegando ao fim. O retorno aos escritórios, pelo menos em parte da semana, é esperado. Boa notícia para a retomada das locações de imóveis corporativos.

5) Taxa de juros no foco

Como a relação entre a taxa de juros e o mercado imobiliário é direta, todos estão de olho se a Selic vai baixar, quanto e quando. A expectativa é que o índice volte a cair por volta da metade do ano, mesmo que economistas estimem a volta da Selic para apenas um dígito só em 2024.

Gostou do conteúdo? Segue navegando pelo blog para mais informações como essa!

  • 11 de Janeiro de 2023
  • Notícias

Compartilhar: