Blog

PrincipalBlogNotícias

Papel de parede: dicas para acertar na escolha

O papel de parede é uma alternativa prática e acessível para mudar a decoração de um ambiente. Pode ser usado para revestir paredes ou renovar objetos. A seguir, dicas de arquitetos para acertar na escolha.

Dimensões

Medir corretamente o ambiente é importante para calcular a quantidade e ter noção da proporção do padrão do papel no ambiente. É recomendado comprar sempre uma porcentagem de 5% a 10% a mais. Se durante a instalação ocorrer algum problema, você evita o risco de não encontrar o papel do mesmo lote e, consequentemente, da mesma tonalidade. Atentar também para a disposição de portas e janelas do ambiente, para evitar grandes recortes, especialmente se optar por papéis estampados.

Textura

Há papéis acetinados, brilhantes etc. É importante sentir a textura e ver o efeito que ela produz. A dica é ver o papel em pé, com e sem luz, e de longe. Assim, é possível ter uma noção de como ele ficará instalado na parede.

Cor

O recomendado é escolher papéis da mesma paleta de cores do ambiente. A estampa também deve se harmonizar com o espaço.

Cômodos

Para cada cômodo da casa, recomenda-se um tipo de papel de parede, em função de característica como resistência, durabilidade e facilidade de limpeza

Quarto: os  papéis vinílicos são os mais recomendados pela resistência e facilidade de limpeza. Por se tratar de um ambiente de descanso, são mais indicados os modelos que possuem padrões para evitar cansaço visual.

Sala: tanto os adesivos quanto os vinílicos são indicados. Para harmonizar com os móveis e objetos já existentes, tons neutros ou papéis com padrões e estampas são uma boa alternativa.

Cozinha: os vinílicos são mais indicados pela maior resistência à incidência solar e maior durabilidade.

Banheiro: a umidade pode afetar diretamente a durabilidade do papel, atrapalhando o custo-benefício. Então, melhor evitar o papel de parede neste cômodo.

Lavabo: por não ter a mesma umidade do banheiro, pode-se usar os papéis de parede vinílicos, imprimindo elegância e sofisticação ao ambiente.

Agora que você já sabe como fazer a escolha certa, mão a obra! O papel de parede permite renovar o ambiente de forma rápida e limpa. 

Continua navegando pelo blog e acompanha nossas dicas de decoração.

  • 07 de Março de 2022
  • Notícias

Compartilhar: