Blog

PrincipalBlogNotícias

O que você precisa saber antes de investir em um terreno

Para muitas famílias, a compra de um terreno pode representar o primeiro passo para a realização do sonho da moradia própria. É uma alternativa para quem deseja começar o projeto do zero ou então ainda não tem os recursos necessários para investir em um imóvel pronto. 

Antes de investir, no entanto, é preciso estar atento a algumas recomendações de especialistas para não cair em ciladas, fazendo um mal negócio. Por isso, a Duo Imóveis separou as principais recomendações para você adquirir um lote de forma segura, evitando problemas futuros.

Analise a região

Se você planeja investir em um terreno pensando na valorização futura dele, precisa ficar de olho na localização. Algumas regiões da cidade podem estar em processo de desenvolvimento maior do que outras, o que impacta diretamente na valorização do lote em questão.  

Já se a intenção é construir a sua própria moradia no local, analise o histórico de segurança do bairro, a distância que você terá que percorrer para realizar suas atividades diárias (escola, trabalho, etc), prestação de serviços públicos (como coleta de lixo e iluminação pública) e a infraestrutura do bairro (lojas, mercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros).

Atente-se à documentação 

A parte burocrática de uma negociação é considerada desagradável para a maioria das pessoas. Mas se você quiser evitar dores de cabeça, tenha muita atenção nesta etapa. É essencial que você saiba tudo sobre a situação legal do terreno. Faça uma análise no cartório e na prefeitura da cidade para ter certeza que o lote desejado não apresenta nenhuma dívida ou embargo e se está apto a futuras construções. 

Verifique as condições do terreno 

Nem todo mundo tem conhecimento sobre as questões de solo, localização, posição solar e tudo mais – o que é perfeitamente normal. Por isso, se você não se sente seguro em analisar a condição do terreno sozinho, solicite a ajuda de especialistas. 

Solos mais acidentados ou declives podem exigir mais gastos com terraplanagem, por exemplo. Regiões com matas nativas ou próximas a rios e nascentes também exigem mais cuidado em relação às determinações legais. 

Se você já tem um projeto em mente, imagine se ele é viável no terreno que está negociando. Veja se terá incidência solar adequada, se será possível fazer as melhorias que você planeja, as condições das construções vizinhas, entre outros detalhes. 

Fique atento a todas estas características antes de efetuar a compra. Assim, você evita problemas e gastos futuros. 

Faça negócios com empresas sérias e de confiança

Por último, mas não menos importante: assegure-se que você está negociando com uma empresa idônea e reconhecida na área de atuação. A Duo Imóveis é uma empresa sólida e de confiança, que irá te ajudar a encontrar o terreno que mais se encaixa no seu perfil e necessidades. Entre em contato e encontre o melhor investimento. 

 

  • 13 de Abril de 2021
  • Notícias

Compartilhar:

Categorias

Postagens Recentes

Quanto custa morar sozinho?

13 de Março de 2024

Como aliviar o calor em casa?

16 de Janeiro de 2024