Pequenas instalações, reparos e manutenções fazem parte do dia a dia de todos os lares. Para que essas tarefas sejam executadas de forma mais rápida e certeira, é fundamental ter ferramentas adequadas.
Mas, afinal, o que não pode faltar em uma caixa de ferramentas doméstica?
A seguir, cinco itens básicos e indispensáveis.
1 – Chave de fenda: é primordial! A dica é ter pelo menos três tamanhos, pequena, média e grande. As que têm cabos maiores, são mais fáceis de manusear.
2 – Chave Philips: se diferencia da chave de fenda pelo formato em “cruz”. Muitos equipamentos eletrônicos vêm com parafusos que exigem chave philips para apertar ou afrouxar. Também vale a pena ter três tamanhos diversos.
3 – Alicate: é outro item que não pode faltar! Tem várias funções, como apertar, cortar, agarrar, puxar ou dobrar diferentes materiais.
4 – Martelo: um martelo pequeno já facilita muitos trabalhos, mas a fim de prevenir acidentes o tamanho médio é melhor de manusear. O modelo que serve tanto para colocar quanto para tirar pregos é o mais recomendado, justamente pela dupla utilidade. Os cabos de madeira deixam a ferramenta mais leve e ao mesmo tempo resistente.
5 – Trena: não é propriamente uma ferramenta, mas é igualmente fundamental na hora de planejar mudanças e instalações nos ambientes. Há trenas de bolso, longa e a laser. Para uso doméstico, a de bolso basta. Algumas são retráteis e possuem travas, facilitando o manuseio.
Por fim, também vale a pena investir em uma caixa própria para armazenar todas as ferramentas num só lugar, o que também facilita muito na hora de fazer os reparos e instalações.
Gostou do conteúdo? Continua navegando pelo blog para mais dicas como essas!