Blog

PrincipalBlogNotícias

O que faz um imóvel ser valorizado?

Diferentemente de outros bens, como automóveis, por exemplo, os imóveis tendem a ser valorizados financeiramente com o passar do tempo - claro que não é uma regra, mas é uma tendência do mercado imobiliário. Mas a ocorrência desta valorização não acontece ao acaso, ela depende de fatores específicos, que serão abordados neste artigo.  

Como saber se o imóvel está sendo valorizado?

Para identificar se a sua casa ou apartamento está tendo valorização é preciso verificar como este imóvel está sendo visto pelo mercado. Se o valor for maior do que preço da sua aquisição, então, sim, houve valorização. Ou seja, é preciso que exista um histórico de preços para que a avaliação seja assertiva. 

Como um imóvel pode ser mais valorizado? 

Alguns fatores contribuem para a valorização de casas ou apartamentos. Veja:

Estrutura da região: sabe-se que a estrutura do bairro onde o imóvel está localizado impacta diretamente no seu preço. Portanto, se você pensa em adquirir uma casa ou apartamento com pretensão de valorização futura, observe como é a qualidade de vida na região, a segurança, se há estrutura comercial atrativa (com mercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, etc), verifique a qualidade das ruas e o transporte público. Todos estes fatores têm influência na valorização ou desvalorização do bem. 

Condições do imóvel: é imprescindível que o imóvel esteja em boas condições estruturais para que seja valorizado. De forma geral, dificilmente uma casa ou apartamento com estrutura precária conseguirá um preço superior ao que foi adquirido. Neste sentido, é preciso que a pintura esteja em dia, que os revestimentos estejam de acordo, que a decoração seja atrativa, etc. Vale lembrar que as pessoas se encantam muito pela estética e qualidade dos acabamentos antes de fechar negócio. 

Aumento da demanda: o aumento da procura por imóveis em uma determinada região pode valorizar casas e apartamentos. Da mesma maneira que o aumento de oferta de unidades à venda ou menor procura podem causar redução no valor. No entanto, estes são fatores que independem da ação ou desejo dos proprietários. 

Agora que você já sabe o que pode influenciar na valorização de um imóvel, é hora de investir na sua casa ou apartamento, não é mesmo? Cadastre-se aqui para receber as ofertas da Duo Imóveis. Estamos prontos e à disposição para te ajudar!

  • 17 de Fevereiro de 2021
  • Notícias

Compartilhar: