Blog

PrincipalBlogNotícias

O que esperar do mercado imobiliário em 2024 ?

Com o final de 2023 se aproximando, o que esperar do mercado imobiliário em 2024? Em geral, a expectativa é positiva. Veja a seguir três tendências, apontadas por especialistas do setor, que devem alavancar este mercado no novo ano.

Mais crédito

O mercado imobiliário já vive um momento positivo atualmente.  Esse cenário favorável vem se repetindo desde 2021. A novidade pontual é que há perspectiva de melhora na economia brasileira e, consequentemente, na disponibilidade de crédito imobiliário.

Medidas importantes, como a sanção do Marco Legal das Garantias, devem impulsionar o setor em 2024. Espera-se um volume maior de crédito movimentado a partir do “home equity”, ou seja, crédito com garantia de imóvel.

Primeiro imóvel

Outra medida positiva é que o incentivo para a compra do primeiro imóvel aumenta ainda mais em 2024. Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, a verba destinada à moradia deve crescer 12.650% em comparação com 2023. O orçamento federal, já aprovado pelo poder executivo, passa dos atuais R$ 80 milhões para R$ 10,4 bilhões no próximo ano.

Há ainda o programa Minha Casa, Minha Vida, que está oferecendo condições melhores para quem deseja adquirir a casa própria. Entre as mudanças mais significativas, já em vigor, destacam-se a queda de juros e o aumento do teto do valor do imóvel para determinadas faixas.

Selic menor

Por fim, a Taxa Selic! Este índice da economia brasileira é determinante para impulsionar o mercado imobiliário em 2024. A Taxa Selic tem relação direta com as taxas de juros praticadas no mercado financeiro e, portanto, também está diretamente relacionada ao financiamento imobiliário.

Hoje, o índice está em 12,25%, percentual considerado ainda alto. Deve haver ainda mais uma queda no índice. A expectativa, a se confirmar nesta quarta-feira, 13, é que feche 2023 em 11,75%. Para o ano que vem, economistas já fazem projeções menores, apontando para uma Selic entre 9% e 10%. E quanto mais baixos os juros, maiores as movimentações de crédito!

Gostou das notícias? É um bom momento para planejar a compra do seu lar!

Continua navegando pelo blog para ficar por dentro das novidades do mercado de imóveis.

  • 13 de Dezembro de 2023
  • Notícias

Compartilhar: