Blog

PrincipalBlogNotícias

O que considerar antes de comprar um apartamento

Comprar um imóvel requer mais do de planejamento financeiro.  Para que você fique satisfeito com a escolha do novo lar, confere algumas recomendações de profissionais do setor.

1. Localização

A localização é considerada por muitos o ponto de partida. Ela interfere diretamente na rotina e, consequentemente, no bem-estar dos moradores, principalmente em grandes cidades.

É recomendado observar o volume de trânsito local no dia a dia, a proximidade de escolas, farmácias, supermercados etc. Morar mais próximo do trabalho e ter os principais estabelecimentos comerciais também por perto facilita a vida.

2. Documentação

É preciso verificar se o imóvel está com toda a documentação em dia ante de adquiri-lo. Com o número da matrícula, é possível buscar pela certidão do registro em um cartório, consultando o histórico da construção. Paralelamente, na prefeitura, é bom consultar se não há débitos de IPTU e outras taxas.  

Mas essa parte burocrática é facilitada se você contar com um corretor de imóveis na busca pelo seu lar. Esse profissional estará atento à documentação necessária para você fazer uma negociação com segurança.

3. Andares mais altos ou baixos

São melhores os andares mais próximos ao térreo ou os mais altos? Os andares superiores costumam ser mais valorizados. No alto, o ruído do trânsito, por exemplo, é menor, assim como os barulhos da área de lazer dos condomínios.

Na escolha por um andar superior, só é preciso checar a impermeabilização e a pressão da água no apartamento. É comum que apartamentos próximos à cobertura tenham problemas derivados da baixa pressão de água do edifício. Mas isso, um pressurizador costuma resolver.

4- Vizinhança

Quando o condomínio já está habitado, é bom buscar conhecer o comportamento dos moradores. Como? Uma conversa informal e despretensiosa com os condôminos pode indicar a satisfação, ou não, com vizinhos e também com as regras do prédio.

5. Apartamentos novos e antigos pedem considerações distintas

A compra de imóveis na planta ou em construção requer averiguar o histórico da construtora no mercado, para certificar-se da solidez. Também recomenda-se visitar outros empreendimentos já feitos pela empresa, para conhecer a qualidade construtiva, o compromisso com a entrega da obra no prazo etc.

Quando a opção é por um apartamento usado, a atenção volta-se para questões relacionadas à estrutura, hidráulica e a elétrica por exemplo, e à possibilidade de benfeitorias, como a instalação de ar-condicionado.

Com essas orientações ficou mais fácil iniciar o planejamento para compra do seu imóvel? Segue navegando pelo site para mais dicas sobre a aquisição do seu lar!

  • 06 de Setembro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: