Blog

PrincipalBlogNotícias

Manutenção residencial: dicas para melhor conservação do imóvel

Prevenir é o melhor remédio! O ditado popular aplicado à saúde humana vale também para a preservação de imóveis. A manutenção periódica pode prevenir acidentes, reduzir custos de consertos e aumentar a vida útil das estruturas residenciais.

Instalações elétricas e hidráulicas, redes de proteção, rejuntes etc requerem cuidados periódicos. Mas, por onde começar? Observando os sinais, no dia a dia.

No que se refere às instalações hidrossanitárias, por exemplo, é bom verificar se as descargas estão funcionando bem ou se, por ventura, continuam liberando água após o acionamento. Se torneiras e chuveiros não estão vazando, se os sifões das pias e os ralos estão com bom escoamento, entre outros.

Conhecer a própria casa é importante. Sobre a rede elétrica, você precisa saber se a sua rede suporta a quantidade de produtos eletrônicos e eletrodomésticos que você tem.

Ainda assim, na agitação do dia a dia, há coisas que podem não ser observadas. Por esse motivo, algumas estruturas devem passar por manutenção periódica, independentemente de apresentar sinas de problema.

Em geral, cada estrutura tem um prazo recomendado para inspeção preventiva. É preciso ficar atento e respeitar.

Rede hidráulica: a caixa d’água exige limpeza semestral. Para as calhas, o tempo é o mesmo, ou sempre que se observar uma quantidade grande de folhas. Para os sifões, manutenção mensal.
 
Rede elétrica: recomenda-se ficar atento à complexidade da instalação e ao estado de conservação dos componentes para determinar a frequência da manutenção. Nesse caso, o mais indicado é contratar um especialista.
 
Pisos e revestimentos: a manutenção deve ocorrer sempre que se observar alguma trinca, rachadura ou quando o rejunte apresentar sinais de deterioração.
Portas e janelas: dobradiças podem ser lubrificadas ou passar por uma aplicação de grafite em pó sempre que houver necessidade. A manutenção geral deve ser feita anualmente.

Redes de proteção: indica-se a manutenção a cada três anos, mas os prazos podem variar de acordo com o fabricante. Caso a rede sofra algum dano, em hipótese nenhuma tentar emendar. Melhor é contatar o fabricante.

Ar-condicionado: os filtros devem ser limpos uma vez por mês. Já a higienização total do aparelho, que exige seu desmonte, é recomendada anualmente.

Aquecedor a gás: a manutenção preventiva, que inclui a limpeza, deve ser feita anualmente. Para este tipo de equipamento, é importante que a manutenção seja feita por profissionais capacitados e credenciados pelos fabricantes.

Muitas vezes, você mesmo pode fazer os pequenos reparos, como limpeza de filtros lubrificação de portas, troca de lâmpadas. Porém, para os serviços mais complexos, o mais indicado é contratar um profissional. Se você fizer inspeções regulares, vai manter seu imóvel bem preservado, gastando menos.

  • 03 de Outubro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: