O investimento em imóveis está em alta no país. Segundo pesquisa realizada pela startup Loft, em parceria com a Offerwise, 29% dos brasileiros pretendem comprar um imóvel nos próximos 12 meses como forma de investimento. A segunda intenção mais citada é adquirir moradia própria (27%).
Conforme o levantamento, a geração dos chamados millenials, que integra a faixa dos 25 a 34 anos, têm maior inclinação à compra de imóvel como investimento. Já a geração Z, com idade entre 18 e 24 anos, prefere realizar a aquisição para moradia própria.
Os outros objetivos listados pelos entrevistados foram: ter uma segunda moradia (11%), construir patrimônio (11%) e alugar (10%). Observa-se que os dois últimos propósitos também estão conectados à ideia de investimento.
Os millenials com melhores condições sociais e financeiras lideram o perfil dos que planejam investir. São pessoas com Ensino Superior completo, casadas e pertencentes às classes A e B.
O perfil dos que têm a intenção de comprar um imóvel como moradia é diferente. A maior parte deles pertence à geração Z ou aos nascidos nos anos 80 (entre 35 e 44 anos), tem Ensino Médio ou Superior completo, é em sua maioria solteira e pertence à classe C.
A pesquisa foi realizada por meio de mil entrevistas online, entre os dias 4 e 7 de junho, numa amostra representativa da população brasileira adulta. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Conforme a gerência de dados da pesquisa, os grandes centros urbanos são o alvo principal de quem pretende ter um imóvel como investimento. Justifica-se porque esses lugares possuem mercados mais dinâmicos, além de geralmente proporcionarem maior oferta de serviços e infraestrutura.
A pesquisa dá uma ideia do quanto o brasileiro valoriza a posse de um imóvel próprio, independente da finalidade que tal bem terá. O desejo em torno da propriedade ainda é muito forte e independe de condição financeira ou posição social.