Tradicionalmente, o mercado imobiliário é o “queridinho” dos investimentos dos brasileiros. Afinal, trata-se de um ativo seguro, com rentabilidade alta e liquidez!
Após alguns anos de desaceleração, com juros altos, instabilidade política, pandemia, guerra etc, o momento atual volta a ser atrativo para investimentos no setor. Por quê?
Especialistas do mercado apontam pelo menos três bons motivos para você apostar em imóveis agora: juros em queda, rápida valorização dos imóveis e aluguéis em alta. E isso vale tanto para o pequeno quanto para o grande investidor!
Juro em queda
A primeira boa notícia para os investidores do mercado imobiliário é a queda da Selic que, em março passado, baixou pela sexta vez consecutiva, ficando em 10,75% ao ano. E a tendência de redução deve continuar. A expectativa é chegar ao fim de 2024 com o índice em apenas um dígito, aproximadamente 9%. Com isso, os investimentos em renda fixa ficam menos atraente e o mercado imobiliário sai ganhando.
Valorização rápida
A valorização dos imóveis também está favorável aos investidores do setor. O Índice FipeZAP de Venda Residencial, que reúne dados de anúncios de 50 cidades brasileiras, aponta que o preço médio dos imóveis residenciais subiu 1,50% no acumulado do ano. Embora tenha ficado abaixo da inflação do trimestre (1,62%), o resultado de março reforça a percepção de que há uma aceleração do aumento dos preços, e ela pode ser vista mês a mês. O índice avançou 0,64% em março, ante altas de 0,29% em dezembro/2023, 0,36% em janeiro/2024 e 0,49% em fevereiro/2024.
Aluguel em alta
Por fim,a elevação do preço do aluguel residencial é outro fator que impulsiona a rentabilidade do mercado de imóveis. Segundo o Índice FipeZAP, que avalia o preço médio de locação em 25 cidades brasileiras, o aluguel registrou expansão de 16,1% em 2023, mais que o triplo da inflação no mesmo período – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano em 4,62%. Além da valorização do bem propriamente dito, investir em imóveis é vantajoso para quem procura uma renda passiva por meio do aluguel.
Precisa de mais alguma boa razão para investir neste setor? A hora de apostar, com segurança, é agora!