Blog

PrincipalBlogNotícias

Incorporadora, construtora ou imobiliária?

Quem está em busca de um imóvel pode se deparar com diferentes tipos de empresa do ramo e ficar confuso. Afinal, com qual se deve negociar: incorporadora, construtora, ou imobiliária?

Para garantir mais segurança à transação imobiliária, é importante saber qual a função e a responsabilidade de cada uma dessas empresas. Nem sempre quem projeta um empreendimento é também quem constrói; e quem vende muitas vezes não executa a obra.

Difícil de entender? Calma, nós te ajudamos!

Incorporadora

Pode-se dizer que é a empreendedora, aquela que articula o negócio. A incorporadora é responsável por identificar oportunidades, adquirir o terreno e realizar estudos de viabilidade do projeto do empreendimento. Também atua na formalização do registro imobiliário.

Construtora

Como o próprio nome sugere, é responsável pela execução física de um empreendimento, ou seja, pela obra. É sua função atuar em todas as etapas da construção civil: projeto de engenharia, contratação de mão-de-obra, equipamentos, etc. Responde pela qualidade física da obra, pela garantia da execução no prazo acordado e pela integridade física do empreendimento.

Muitas vezes, a construtora é contratada pela incorporadora para executar a obra. Não fazem parte de suas atribuições o planejamento imobiliário, as vendas, a divulgação do empreendimento nem seu financiamento.

Há também empresas que são incorporadoras e construtoras, simultaneamente. Essas, então, articulam o empreendimento e também executam a obra.

Imobiliária

Compra, venda, aluguel e administração de imóveis são atribuições básicas de uma empresa imobiliária. Pela venda ou locação de um imóvel, a imobiliária recebe uma comissão, a qual é devida pelo dono do imóvel.

As imobiliárias contam com o trabalho do corretor de imóveis, profissional legalmente habilitado e capacitado por pesquisar, orientar e facilitar o processo de compra e venda aos interessados.

Nós, da Duo Imóveis, somos uma imobiliária e contamos com um time qualificado para ajudar você a fazer um bom negócio. Conta conosco!

  • 06 de Setembro de 2021
  • Notícias

Compartilhar: