Blog

PrincipalBlogNotícias

Idade média dos imóveis no Brasil é de 25 anos

No Brasil, a idade média dos imóveis é de 25 anos. O dado foi levantado em pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com o QuintoAndar.

O estudo ainda avaliou a configuração dos imóveis. Os que contam com dois dormitórios são maioria, representando 47%. Imóveis com três quartos ocupam o segundo lugar, com 39%, seguidos daqueles com apenas um dormitório (14%) e, por fim, dos que têm quatro quartos (9%).

A configuração varia de uma classe social para outra. Nos segmentos A e B, é comum ter cômodos como suíte, escritório, varanda e garagem, por exemplo. Já nas classes C e D, os imóveis têm uma configuração mais básica, como sala, quarto, cozinha e banheiro.

Mudança

A pesquisa também revelou que 33% dos brasileiros pensam em trocar de imóvel nos próximos dois anos. Os motivos variam desde o desejo de construir a casa própria até a necessidade de um espaço maior.

Em relação ao bairro em que moram, uma em cada três pessoas que participaram do levantamento disse que mudaria de localização. A nota média dada ao bairro onde residem atualmente foi de 6,6 numa escala de 0 a 10. Área verde e segurança são aspectos citados como relevantes na escolha pela localização da moradia.

Metodologia

Ao todo, foram realizadas mais de 3,1 mil entrevistas com brasileiros a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional e tem margem de erro de 2% para mais ou para menos, para o total da amostra.

  • 25 de Julho de 2022
  • Notícias

Compartilhar: