Blog

PrincipalBlogNotícias

Fechamento da sacada com vidro: o que você precisa saber antes de executar

Há algum tempo, a sacada vem ganhando destaque nos apartamentos, tanto pela metragem maior quanto pela versatilidade de uso. Muitas vezes, ela vira um espaço gourmet, um home office ou é integrada ao living, ampliando a área social.

Para esses aproveitamentos, a sacada costume ser fechada com vidros! Isso evita a entrada da chuva e da poeira e ajuda no isolamento acústico. Porém, antes de partir para a execução, é preciso consultar o condomínio. O fechamento do espaço deve respeitar uma série de normas.

Passo a passo

1.Consultar o regimento do condomínio: é o regimento que determina o sistema de fechamento e abertura, a quantidade de folhas e tipos de vidro, espessura, largura, cor etc. Se o envidraçamento ainda não constar no regimento, é preciso que as especificações para tal sejam aprovadas em uma assembleia-geral de condomínio, específica sobre o tema. Isso é para garantir a padronização da fachada e não afetar as características arquitetônicas do prédio.

2. Contratar uma empresa especializada: qualquer empresa que siga as determinações pode realizar o serviço. O condomínio não pode exigir um fornecedor específico. O que ocorre, muitas vezes, quando mais de um morador deseja fechar a sacada, é fazerem na mesma empresa para pleitear um custo menor.

3. ART e RRT: a empresa que prestará o serviço precisa emitir a ART ou RRT (Anotação de Responsabilidade Técnica ou Registro de Responsabilidade Técnica), documentos que comprovam que o projeto foi desenvolvido por arquitetos ou engenheiros habilitados e registrados nos respectivos conselhos.

Fachada padronizada

Qualquer mudança que altere a fachada precisa ser aprovada com o condomínio. Além dos vidros de fechamento, redes de proteção e cortinas, por exemplo, precisam seguir as especificações pré-determinadas. 

Mesmo depois de a sacada já fechada, alguns condomínios têm determinações para cor ou revestimento das paredes, mudança do piso, entre outras. Se as especificações não são obedecidas, o condomínio pode pedir, judicialmente, a suspensão da obra ou até mesmo a volta do padrão original, desfazendo o que tiver sido mudado.

Ar-condicionado

Esse é um ponto que merece atenção! Se a sacada a ser fechada acomodar a condensadora do equipamento de ar-condicionado, é preciso obedecer as orientações do fabricante, em função da circulação de ar. Aliás, é bom lembrar também que nem todo condomínio permite que o equipamento seja instalado na sacada.

Integração da sacada ao living

Para nivelar o piso da sacada, trocar aberturas de lugar ou retirar paredes também é fundamental consultar o condomínio. As regras para isso variam de um prédio para outro. Quanto a paredes e divisórias, qualquer mudança requer uma consulta à planta estrutural do empreendimento e do apartamento, para saber onde ficam vigas e colunas.

Seguindo essas dicas, fica mais fácil e seguro fechar a sua sacada para deixar o apartamento como você gosta e aproveitar melhor o espaço!

  • 18 de Julho de 2022
  • Notícias

Compartilhar: