Blog

PrincipalBlogNotícias

Fachadas, erros e acertos

No que você pensa quando vai reformar ou construir sua casa? A maioria das pessoas se preocupa com o número e tamanho dos cômodos, em como aproveitar melhor a posição solar e o terreno, entre outros detalhes. E a fachada? Geralmente, é pouco lembrada, mas arquitetos alertam que ela tem papel importante

A fachada é o “cartão de visitas” da residência. Ela precisa unir estética, funcionalidade e segurança. Portanto, merece atenção!

Quais os erros mais comuns em relação a esta parte da construção? Na visão dos especialistas:

1 Ignorar a orientação climática do local, sem pensar em ter ambientes ventilados e com luz natural;
2 Não compatibilizar as partes externa e interna da casa;
3 Não deixar o mínimo de visibilidade do lado exterior;
4 Não considerar as laterais e o fundo, que também fazem parte da fachada;
5 Não projetar um jardim;
6 Não usar janelas grandes.
 

O que observar em um bom projeto de fachada?

Conforme os arquitetos, tudo passa, primeiro, pela definição da planta do imóvel e do uso que se vai fazer dele, considerando, claro, as necessidades dos moradores.

Depois, é importante pensar nos materiais a serem utilizados. Para isso, atentar para a localização da construção. É preciso avaliar o lugar onde o material será usado porque ele pode reagir de forma diferente, não só quanto à durabilidade, resistência e manutenção, mas também em relação ao conforto interno da casa. Na praia, por exemplo, os materiais tendem a absorver mais umidade do que na cidade, e é fundamental considerar essa particularidade.

Por fim, mas não menos importante, vem a estética da fachada. A porta sempre pode ser explorada como elemento de destaque, sendo colorida ou mais alta, por exemplo. Janelas amplas, nas quais se pode trabalhar com brises também são uma alternativa interessante. Outra opção é revestir um trecho da fachada com pedra natural. A dica geral é criar volume e movimento, com elementos diferentes, como vão de abertura, pedras, janelas diferenciadas, brises etc.

Gostou das dicas? Continua navegando pelo blog que tem mais!

  • 10 de Fevereiro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: