Ano após ano, comprar um imóvel continua entre os sonhos dos brasileiros. Paralelamente, as instituições financeiras trabalham na tentativa de viabilizar esse desejo. O crédito imobiliário aparece como principal alternativa para isso.
Diferente do financiamento imobiliário, essa modalidade permite que o dinheiro seja usado para compra, construção e reforma de imóveis.
Mas qual o caminho até a aprovação do recurso?
A análise de crédito é a primeira etapa do processo. A instituição financeira avalia, a partir de alguns critérios, se o solicitante tem condições de cumprir com o contrato firmado. Cada banco tem a sua política, mas a maioria considera que o valor das parcelas deve comprometer no máximo 30% da renda do solicitante.
Essa análise é dividida em três partes: análise do comprador, do imóvel oferecido em garantia e dos vendedores. Cada parte precisa comprovar que está apta para a negociação, a partir da apresentação de documentos.
O que pode atrapalhar a aprovação de crédito?
- Restrições financeiras no CPF
- Restrições internas com o banco
- Alto comprometimento da renda no mercado (cheque especial, empréstimos etc.)
- Falta de comprovação da renda informada
O prazo para liberação do recurso varia de uma instituição para outra e também depende da celeridade de cada uma das partes envolvidas. A média é de 30 a 60 dias.
O que acontece depois da aprovação?
Depois de o recurso ser liberado, ele tem que ser protegido. Isso porque o crédito imobiliário costuma estar vinculado a contratos de alienação fiduciária. Isso quer dizer que, só depois da quitação total do crédito, ou seja, depois do pagamento da última parcela do financiamento, é que o comprador se torna, de fato, dono do imóvel.
Para formalizar esse processo, após a aprovação do crédito imobiliário, há outros quatro passos a serem cumpridos:
1. A instituição financeira entrega o contrato para ser assinado pelos titulares
2. O comprador leva o documento ao cartório de imóveis e paga as taxas
3. O cartório devolve o contrato e a escritura com o nome do novo proprietário e com a alienação fiduciária ao novo banco
4. O cliente leva o contrato registrado ao banco que, então, efetua o pagamento do valor do financiamento ao vendedor.
Gostou das orientações? Com a informação correta, tudo fica mais fácil! Agora, navega pelo site da Duo e encontra o imóvel dos seus sonhos.