Blog

PrincipalBlogNotícias

Dicas sobre análise de crédito imobiliário

Ano após ano, comprar um imóvel continua entre os sonhos dos brasileiros. Paralelamente, as instituições financeiras trabalham na tentativa de viabilizar esse desejo. O crédito imobiliário aparece como principal alternativa para isso.

Diferente do financiamento imobiliário, essa modalidade permite que o dinheiro seja usado para compra, construção e reforma de imóveis.

Mas qual o caminho até a aprovação do recurso?

A análise de crédito é a primeira etapa do processo. A instituição financeira avalia, a partir de alguns critérios, se o solicitante tem condições de cumprir com o contrato firmado. Cada banco tem a sua política, mas a maioria considera que o valor das parcelas deve comprometer no máximo 30% da renda do solicitante.

Essa análise é dividida em três partes: análise do comprador, do imóvel oferecido em garantia e dos vendedores. Cada parte precisa comprovar que está apta para a negociação, a partir da apresentação de documentos.

O que pode atrapalhar a aprovação de crédito?

- Restrições financeiras no CPF
- Restrições internas com o banco
- Alto comprometimento da renda no mercado (cheque especial, empréstimos etc.)
- Falta de comprovação da renda informada

O prazo para liberação do recurso varia de uma instituição para outra e também depende da celeridade de cada uma das partes envolvidas. A média é de 30 a 60 dias.

O que acontece depois da aprovação?

Depois de o recurso ser liberado, ele tem que ser protegido. Isso porque o crédito imobiliário costuma estar vinculado a contratos de alienação fiduciária. Isso quer dizer que, só depois da quitação total do crédito, ou seja, depois do pagamento da última parcela do financiamento, é que o comprador se torna, de fato, dono do imóvel.

Para formalizar esse processo, após a aprovação do crédito imobiliário, há outros quatro passos a serem cumpridos:

1. A instituição financeira entrega o contrato para ser assinado pelos titulares
2. O comprador leva o documento ao cartório de imóveis e paga as taxas
3. O cartório devolve o contrato e a escritura com o nome do novo proprietário e com a alienação fiduciária ao novo banco
4. O cliente leva o contrato registrado ao banco que, então, efetua o pagamento do valor do financiamento ao vendedor.


Gostou das orientações? Com a informação correta, tudo fica mais fácil! Agora, navega pelo site da Duo e encontra o imóvel dos seus sonhos.

  • 10 de Outubro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: