Os dias frios já começaram a dar boas-vindas, especialmente no Sul do país, onde o outono e o inverno são mais rigorosos.
A seguir, dicas simples para deixar a sua casa mais quente e aconchegante para encarar a queda da temperatura.
Mantas e almofadas
Almofadas e mantas sob o sofá, poltronas e camas fazem a diferença quando se trata de aquecer um ambiente. Esses itens trazem conforto físico e visual. Com eles a sensação de calor aumenta e os ambientes ficam mais aconchegantes. Melhor ainda se as almofadas tiverem capas de tecidos mais grossos, como linho e lã.
Tapetes
Assim como almofadas e mantas, os tapetes são grandes aliados na hora de melhorar o conforto térmico da casa. Isso vale, principalmente, se o piso do ambiente for frio, como o porcelanato. Vale a pena contar com a ajuda de tapetes para evitar a perda de calor pelo chão.
Cortinas
As cortinas também ajudam a manter o ambiente mais quente. Se puder investir um pouco, vale a pena ter uma versão para as estações mais frias e fazer a troca. A dica é trocar as cortinas leves e claras usadas durante as estações mais frescas por modelos mais pesados e até blackouts grossos.
Cores
As cores influenciam nosso estado de espírito e podem transformar também um ambiente. Durante o período mais frio do ano, a recomendação é dar preferência a cores mais quentes e escuras, como marrom, vinho, vermelho, laranja, tons terrosos etc. Essas cores podem estar presentes nas almofadas, mantas, cortinas e tapetes, mas também nas paredes, caso você queira aproveitar a estação para uma mudança mais duradoura, seja com tinta ou papel de parede.
Iluminação
A iluminação também é capaz de tornar um ambiente mais ou menos aconchegante. Para espantar o frio, vale a pena trocar as lâmpadas frias, de luz branca, por lâmpadas em tons de âmbar ou amarelo. Elas deixam a atmosfera com mais sensação de calor. Abajures e velas decorativas também ajudam.
Madeira
Além do tom marrom, indicado para as temperaturas mais baixas, a madeira também é um isolante térmico natural. Isso quer dizer que concentra calor sem precisar do auxílio da energia elétrica. Um piso de madeira, por exemplo, faz toda a diferença quando o assunto é tornar o ambiente mais quente e acolhedor. Mas é possível beneficiar-se desse efeito de modo mais prático. Vale apostar em vasos de plantas, objetos de decoração, cadeiras e móveis em madeira.
Aquecedores
Por fim, se você morar em região muito fria, o auxílio de aquecedores elétricos e aparelhos de ar-condicionado é obvio. Atualmente, há opções com menor gasto energético e boa eficiência, para você manter a casa quente sem um gasto exagerado na conta.
Nos locais de inverno mais rigoroso, muitas residências também contam com lareira e fogão a lenha que, claro, são ótimas alternativas para esquentar o ambiente, além de deixá-lo bem aconchegante.
Dica extra
O uso do forno no preparo das refeições aumenta o calor no ambiente! Portanto, nos dias mais frios, você pode unir o útil ao agradável e dar preferência para pratos feitos no forno, como carnes, lasanhas, pães, bolos etc.
Gostou das dicas? Então, é hora de colocar em prática essas sugestões para deixar a sua casa pronta para encarar o frio.
E tem muito mais dicas de decoração, tendências e utilidades domésticas esperando por você aqui no nosso blog. Navega e se diverte!