Crédito Imobiliário Avança
O primeiro bimestre de 2014 registrou alta de 36% no volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando à marca de R$ 17 bilhões em financiamentos.
Somente em fevereiro, R$ 8,8 bilhões foram destinados ao crédito imobilário no Brasil. Nos primerios dois meses de 2014, foram financiados 86 mil imóveis, 33% mais que em igual período do ano passado.
Entre março de 2013 e fevereiro de 2014, foram financiados 551,1 mil imóveis, 22% acima das unidades contratadas nos 12 meses anteriores.
ANO DEVE SER DE MAIS CRESCIMENTO
Segundo o presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), Octavio de Lazari Junior, o crédito com recursos da poupança crescerá de 15% a 20% em 2014, superando as incertezas em relação ao crescimento do PIB, as ameaças de alta da inflação e da taxa básica de juros (Selic).
Dentre as motivações estariam o apetite dos bancos pela carteira imobiliária, associada à recuperação das empresas de construção e boas condições de emprego e renda da população. Outro indicador que estimula a saúde do financiamento habitacional é a taxa de inadimplência, que gira em torno de 1,4% dos contratos com garantia por alienação fiduciária.
Segundo o Banco Central, o segmento de imóveis tem o menor calote entre todos os produtos bancários.