Blog

PrincipalBlogNotícias

Cortina ou persiana?

Cortina ou persiana, qual a nelhor alternativa para as janelas? Depende do que você busca no produto. É isso mesmo! Engana-se quem pensa que esses itens são apenas decorativos.  Além da estética, eles têm outras funções básicas: controlar a incidência de luz natural, proteger o mobiliário, garantir privacidade, deixar o ambiente mais aconchegante.

Por isso, na hora de escolher, primeiro é preciso saber exatamente o que você precisa para cada espaço da sua casa. Depois, tem que entender as diferenças entre cortinas e persianas, as características técnicas, vantagens e desvantagens de cada uma.

A Duo Imóveis ajuda você nessa missão! A seguir, dicas dos especialistas do setor para facilitar a escolha do produto que melhor atende suas necessidades.

1. Privacidade

Em geral, cortinas são indicadas para locais que exigem mais bloqueio de luz e também privacidade, como salas de televisão e quartos, por exemplo. Já em varandas, cozinhas, salas de estar e jantar, as persianas podem ser uma boa alternativa, já que o “blackout” não precisa ser total.

2. Proteção UV

Controlar a luminosidade e filtrar a radiação ultravioleta são coisas diferentes. A proteção UV é importante para preservar os móveis e alguns tipos de piso. Se a luz solar incidir muito forte em seu ambiente, é mais recomendado optar por persianas que cumpram essa função de filtrar a radiação. Há modelos específicos para isso. Tecidos naturais, como linho e algodão, ou mesmo mistos, não são capazes de barrar os raios UV, apenas controlam a luminosidade.

3. Modelos

Há uma infinidade de modelos tanto de cortinas quanto de persianas. Isso significa que você certamente encontrará a solução que atende a sua necessidade e também lhe agrada aos olhos e ao bolso!

Quanto às persianas, o modelo mais simples e de menor custo costuma ser o Rolô. Trata-se de uma tela que pode ser recolhida ou baixada. Esse modelo pode ou não filtrar a radiação, dependendo do material da tela.

As persianas celulares são um pouco mais caras, mas oferecem solução interessantes: filtram os raios UV, controlam a luminosidade e melhoram a acústica do ambiente. Alguns modelos aceitam duas cores de tecido, o que pode ser uma boa alternativa estética.  

Em relação às cortinas, o tecido é o material mais clássico encontrado no mercado. O preço pode variar muito, dependendo do tecido, do tipo de prega e outros detalhes.

O uso de um modelo não elimina o outro. Para efeito prático e estético, é possível conciliar persiana e cortina num mesmo espaço. Além de garantir proteção contra raios UV e controle da luz, a combinação permite trabalhar mais cores e texturas em um mesmo ambiente.

4. Medidas

A regra geral é considerar uma margem de dez centímetros a mais de cada lado da persiana ou cortina, a partir do vão onde serão instaladas. Na altura, 15 a 20 centímetros acima do vão. A persiana pode seguir até o chão ou passar cerca de 15 centímetros abaixo do vão. O mesmo vale para cortinas, mas há quem considere mais elegante usar a cortina até o chão, se não houver móvel abaixo da janela.

5. Higiene

As cortinas exigem uma limpeza mais frequente e rigorosa, pois os tecidos acumulam mais poeira. Alguns modelos podem ser lavados na máquina, mas é bom atentar para o tipo de lavagem para não estragar o tecido. Linho e algodão, por exemplo, podem encolher. Já a higienização das persianas é mais prática. As celulares e lâminas podem ser limpas com aspirador e espanador ou uma flanela; as telas com detergente neutro e pano limpo.

E agora, ficou mais fácil escolher entre cortinas e persianas? Continua navegando pelo blog e não perca nossas dicas!

  • 12 de Julho de 2021
  • Notícias

Compartilhar: