Blog

PrincipalBlogNotícias

Conservação de imóveis no litoral

A brisa do mar, o barulho das ondas e um dia a dia mais tranquilo levam muita gente a fixar morada no litoral. Apesar dos atrativos, morar perto do mar exige cuidados específicos para melhor conservação dos imóveis.

A maresia é a grande vilã. Um dos problemas mais frequentes é a corrosão das superfícies metálicas, mas ela também pode causar danos em estruturas de concreto, paredes, telhados, madeira, no mobiliário e até nos aparelhos eletrônicos.

A seguir, dicas de arquitetos para facilitar a conservação da sua casa na praia!

1 Materiais

A escolha de materiais mais adequados é fundamental para maior durabilidade e manutenção mais fácil. Madeira, telhas cerâmicas e revestimentos de pedra são boa alternativas. O vidro também é ótimo, além da durabilidade, deixa entrar a luz natural nos ambientes.

Além da melhor conservação, esses materiais podem ajudar na decoração. Elementos naturais, como madeira, palha, pedra conversam muito bem com o entorno e são bem-vindos.

Em relação à madeira, a versão maciça é mais adequada, por ser mais resistente. Se for envernizada, melhor, já que essa camada superficial funciona como uma proteção extra.

Em dobradiças, maçanetas e esquadrias o ideal é escolher peças de inox ou de alumínio, mais resistentes à maresia. Mesmo assim, recomenda-se uma lubrificação periódica.

2 Pintura

Além da estética, a ideia é proteger as paredes da ação da maresia e da umidade, portanto, a recomendação é usar uma tinta especial.

Há produtos específicos para isso no mercado. Eles evitam o mofo e são também mais resistentes, garantido cobertura homogênea e sem desgaste por mais tempo.

3 Circulação de ar

 A circulação de ar entre os ambientes é fundamental. Se for reformar ou construir, vale considerar esse aspecto no projeto.

No dia a dia, quando estiver ventando muito, o melhor é fechar as janelas por alguns períodos, para que a maresia não invada com força a sua casa. Porém, um ambiente abafado é propício à formação de mofo. E o conforto térmico dos moradores não pode ser esquecido, claro! Por isso, é tão importante caprichar na circulação de ar entre os ambientes.

4 Mobiliário

A regra é limpar com frequência, para retirar os resíduos de sal. Nas peças de madeira, a dica é aplicar óleo de móveis com regularidade. Ele cria uma camada protetora e evita a perda do brilho. Como a incidência solar costuma ser mais intensa e por longos períodos, é preciso proteger os móveis da exposição direta. Para isso, recomenda-se cortinas e outros bloqueadores.

O mercado também oferece linhas de móveis específicos para as condições climáticas da praia. Muitos são resistentes à água e à maresia e podem, inclusive, ser usados em áreas externas.

5 Produtos antiferrugem

Na hora de limpar eletrodomésticos e ferragens, deve-se optar por produtos com propriedades antiferrugem, aplicando segundo as recomendações do fabricante. Para finalizar, usar um pano seco e macio. É melhor evitar o uso de água para não potencializar a ação da maresia.

6 Inspeção e manutenção

O cuidado com o seu imóvel no litoral deve ser contínuo. Além de seguir as dicas, é preciso fazer inspeções com frequência, conferindo se há pontos de ferrugem ou corrosão nos materiais e lubrificando as peças metálicas. Se preciso, substitua os componentes, refaça a pintura etc. A manutenção preventiva é sempre mais indicada e econômica!

  • 08 de Fevereiro de 2023
  • Notícias

Compartilhar: