Blog

PrincipalBlogNotícias

Compensa pagar condomínio em troca de segurança e privacidade?

Muita gente ainda luta para comprar a sonhada casa própria para fugir do aluguel, mas aí se depara, muitas vezes, com o condomínio. Segurança e privacidade são os principais argumentos daqueles que defendem os condomínios como melhor opção de moradia, seja de casas ou apartamentos.

Mas compensa pagar a taxa mensal em troca dessas garantias? Em tempos de insegurança, como o que vivemos, parece fazer sentido investir para oferecer um pouco de paz à família.

Os condomínios fechados seduzem com muros altos, portaria 24 horas, sistemas de identificação e controle de entrada, câmeras de monitoramento, ronda noturna, entre outros recursos para garantir a tão buscada segurança.

Não menos importante e valorizada por quem se rende aos condomínios é a privacidade! Quem mora em bairro aberto já experimentou como é ter gente batendo à sua porta para vender de tudo, entre outras situações de exposição.

Então o condomínio vale a pena? Ainda é preciso ponderar!

Atualmente, há muitos tipos de condomínio. Alguns contam com o essencial: cercamento, portaria, monitoramento e salão de festas. Nesses, a taxa mensal costuma ser acessível. Então, o investimento pode valer para lhe trazer mais tranquilidade.

É bom lembrar que o valor do condomínio também serve para despesas de manutenção do imóvel. Em uma casa independente, isso costuma custar bem mais caro do que em um apartamento.

No primeiro caso, a pintura, por exemplo, será em uma extensão maior, pois além das paredes internas, têm as externas, os muros. O portão automático, quando estraga, demanda conserto que o proprietário deve arcar sozinho, ao contrário de um condomínio, onde esses gastos são partilhados.

Mas essas despesas podem ser adiadas pelo proprietário se ele não estiver em um bom momento financeiro. Quando se vive em condomínio, isso nem sempre é possível.

Há ainda os empreendimentos que se parecem com clubes, muito valorizados hoje em dia. Eles têm piscinas, academia, salão de jogos, quadras esportivas, salões de festas, entre outros recursos de entretenimento e lazer.

Este são maravilhosos! Mas qual o impacto disso no valor da taxa de condomínio? Normalmente alto! Mas se você paga a mensalidade de um clube social e vai substituir pelo condomínio, talvez se encaixe no seu bolso e valia a pena.

Pelo exposto, percebe-se que não há uma resposta única. Tudo depende da condição financeira e das prioridades de investimento de cada um. Enquanto, para mim, um condomínio com recursos de segurança pode bastar; para você talvez seja fundamental contar com equipamentos de lazer.

O Importante é saber por que você está pagando, ponderar todos esses fatores e fazer a melhor escolha para o seu estilo de vida!

  • 13 de Setembro de 2021
  • Notícias

Compartilhar:

Categorias

Postagens Recentes

Quanto custa morar sozinho?

13 de Março de 2024

Como aliviar o calor em casa?

16 de Janeiro de 2024