Blog

PrincipalBlogNotícias

Como melhorar o ambiente para o trabalho em casa

Passado mais de um ano de pandemia, empresas de porte diverso passaram a mensurar os prós e contras do trabalho remoto. Segundo os primeiros estudos sobre o tema, o home office veio para ficar!

A Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com empresas pequenas, médias e grandes, apesar das dificuldades iniciais, um percentual de 34% têm a intenção de continuar com o home office para até 25% do quadro de colaboradores. Outros 29% querem manter o trabalho à distância para pelo menos 50% do quadro ou até todos os funcionários.

Se o trabalhar e/ou estudar em casa é duradouro, como tornar essa experiência mais positiva? Arquitetos dão algumas dicas para favorecer a concentração e a produtividade. Confere!

Local

A principal dica é escolher um local tranquilo, sem muitos estímulos paralelos, para facilitar a concentração. Isso vale especialmente se você precisa lidar com tabelas, relatórios, produção de texto, atender muitas pessoas ao telefone, reuniões virtuais. Espaços de home office próximos da cozinha, com o aroma da comida invadindo o ar; ou da sala, com outras pessoas circulando ou assistindo televisão, não são recomendados. É preciso muita disciplina para não se distrair com e as atrações da telinha ou passar o dia degustando algo. A produtividade certamente será afetada!

Decoração

Uma atmosfera muito poluída, com excesso de informações ao redor, certamente afeta a produtividade. A decoração deve ser harmoniosa e funcional. Nesse caso, menos é mais!

As cores também têm papel importante sobre nosso estado de espírito. Verde e azul, por exemplo, remetem à calma e tranquilidade e podem ser boas alternativas para quem executa tarefas exaustivas. Já laranja e amarelo, nos detalhes, estimulam a criatividade. Branco e cores neutras em geral não têm erro, sempre são soluções bem-vindas. Por outro lado, cores escuras devem ser evitadas. Algum quadro e plantas imprimem alegria e humanizam ao espaço. Por fim, um ambiente bem organizado é fundamental para o melhor rendimento.

Iluminação

A iluminação é um dos fatores que mais interfere na produtividade. Um local escuro pode te deixar mais cansado, sem que você perceba o motivo! O melhor é sempre trabalhar perto de uma janela. A luz natural, a ventilação e a vista do ambiente externo impactam positivamente na rotina. Quanto à luz artificial, atenção à temperatura. A luz fria nos mantém mais alertas, portanto, é mais indicada para home office. Opte por luz com temperatura fria ou neutra.

Ergonomia

A correta altura da mesa e o tipo adequado de cadeira são fundamentais para um bom rendimento diário e para a sua saúde. Vale a pena, portanto, investir em móveis funcionais e confortáveis, especialmente se você passa muitas horas preso à bancada de trabalho. Procure sempre apoiar os cotovelos e os pés.

Você faz parte do time que aderiu ao home office? Então aproveita essas informações para  melhorar o seu espaço de trabalho em casa. Continua acompanhando nossas dicas pelo blog!

  • 21 de Junho de 2021
  • Notícias

Compartilhar: