Vidros embaçados, paredes com água escorrendo, chão escorregadio. Reconhece esses incômodos na sua casa? Bem-vindo ao inverno gaúcho! Além do frio rigoroso, a estação também é marcada pela umidade do ar.
E quando o ar atmosférico está altamente úmido, ocorre o fenômeno chamado de condensação. Essa umidade encontra uma superfície com baixa temperatura e condensa, causando o efeito de parede suada, com pingos e água escorrendo. O efeito também é percebido em vidros e pisos.
A umidade excessiva favorece a proliferação de micro-organismos, pode causar mau odor e também problemas respiratórios nas pessoas. O melhor, então, é prevenir o fenômeno da condensação ou, pelo menos, amenizar. Confere algumas dicas:
1) Permitir a entrada do sol, principalmente pela manhã. Com o aquecimento do ambiente, o ar se expande, diminuindo sua umidade relativa;
2) Ventilação cruzada também ajuda muito. Isso quer dizer abrir janelas em lados opostos do cômodo ou em ambientes diferentes, como uma na sala e outra no quarto, por exemplo. O fluxo de ar que se forma, às vezes até batendo as portas, é chamado de ventilação cruzada. Ele dilui e carrega a umidade do ambiente;
3) Combinar o sol matinal com a ventilação cruzada;
4) Abrir a casa com frequência, para arejar. Isso promove periodicamente a renovação do ar;
5) O ar-condicionado funciona como um desumidificador. Quando ligado, remove a umidade do ambiente, que vai para o dreno. Lareira e fogão a lenha também ajudam a desumidificar.
Gostou? Continua navegando pelo blog para mais dicas da vida doméstica.