Blog

PrincipalBlogNotícias

Como escolher os elementos para um jardim acolhedor

A preferência por casas explodiu durante a pandemia do Covid 19 e ainda se mantém entre aqueles que buscam um imóvel para morar. O diferencial, em relação aos apartamentos, é o espaço maior e, principalmente, a possibilidade de contar com uma área externa, para relaxar, deixar as crianças brincarem e ter contato mais próximo com a natureza.

Quem não gosta de tomar um sol ou sentir a brisa e a grama do jardim? Tomar um drink, curtir os sons da natureza, interagir com os filhos e pets ao fim de um dia de trabalho pode ser revigorante!

Mas você sabe como montar esse ambiente externo acolhedor, independente de ele ser grande ou pequeno? Paisagistas dão as dicas!

 Estilo

O formato pode ser tanto vertical, para pequenos espaços, quanto uma estrutura maior para áreas mais amplas. Em ambos os casos, o primeiro passo é determinar qual estilo você deseja para o seu jardim. A dica de muitos paisagistas é apostar no tropical, pela variedade de plantas, pelas cores vivas e, especialmente, por resistirem bem ao clima brasileiro.

Quanto à espécie, a dica é apostar na Bougainvillea. Planta nativa que vem ganhando cada vez mais destaque. Também conhecida como Primavera, Três Marias ou Flor-de-papel. A coloração flores varia bastante: branca, vermelha, amarela, laranja ou lilás. Ela se desenvolve bem tanto na terra, como em vasos!

Vasos

A escolha dos vasos depende da dimensão da planta que ele vai abrigar e do tamanho do seu torrão. Espécies frutíferas requerem vasos maiores. Os médios reservam-se às folhagens e plantas de porte menor. Para o material, a recomendação são os vietnamitas e os de cimento aramado.

Mobiliário

Conforto para quem vai desfrutar da área externa é fundamental! Portanto, os itens do mobiliário merecem atenção. As peças em corda náutica são as mais resistentes, por isso são muito usadas em espaços abertos. O tecido Quacker, bastante duradouro, é outra possibilidade.

Iluminação

A iluminação faz toda a diferença na estética da sua área externa. Um bom projeto luminotécnico deixa o ambiente mais aconchegante e também é capaz de destacar os elementos de sua preferência, como determinados vasos, alguma planta etc.

Pergolado

Charmosos, os pergolados são a melhor opção para obter uma sombrinha refrescante no seu jardim. Também costumam ser usados para o desenvolvimento de trepadeiras. A madeira cumaru e o bambu tratado são alguns dos melhores materiais para a construção da estrutura.

Fontes d’água

Há vários elementos que podem ser agregados para tornar o seu jardim ainda mais belo e acolhedor. As fontes de água são um exemplo. Podem ser consideradas um “plus” no ambiente, para ajudar a relaxar.

 O mais importante é entender que a beleza de uma área externa anda junto com a sua funcionalidade! Se o local proporcionar aconchego e sensação de bem-estar já está valendo!

E o seu jardim, como está? Aproveita as dicas para revitalizar esse espaço e aproveitá-lo ainda mais!

  • 21 de Novembro de 2022
  • Notícias

Compartilhar: