Blog

PrincipalBlogNotícias

Como escolher a melhor posição solar para o seu imóvel

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, a incidência da luz do sol é uma das características mais importantes de se avaliar. A chamada posição solar é responsável, em grande parte, pelo conforto térmico que você terá. Tamanha importância influencia também no preço do imóvel.

As faces

Norte: recebe mais insolação diária. Além de economizar na energia elétrica, é possível garantir conforto térmico
Leste: recebe sol da manhã com raios menos intensos e calor ameno.
Oeste: recebe sol da tarde e tende a ser mais quente.
Sul: recebe menor quantidade de raios solares.

Posição

Como o Brasil está no Hemisfério Sul, ter uma das faces do imóvel voltada para o Norte significa mais sol. A estrela nasce no Leste e permanece mais ao Norte durante o dia, para se pôr a Oeste.

Em regiões úmidas, essa orientação solar pode ajudar a evitar problemas com fungos e mofo. Além disso, deixa os ambientes mais agradáveis e com mais exposição durante o inverno.

É importante lembrar que um imóvel não tem apenas uma face. Por isso, planejar a posição de cada cômodo em relação ao sol é importante.

Quartos e salas, por exemplo, que são ambientes onde permanecemos por mais tempo, são mais confortáveis quando recebem mais isolação durante o dia. Então, é uma boa que estejam voltados para a face Leste ou Norte, garantindo luminosidade e calor na medida certa. Já cozinha e área de serviço, que são locais de menor permanência, não exigem tanto conforto térmico.

Mas atenção: em regiões muito quentes, a face Norte pode não ser a melhor a escolha, já que os ambientes tendem a ficar abafados e, portanto, desagradáveis.

Para avaliar a incidência solar do imóvel, uma dica é fazer visitas pela manhã e no final do dia. Quanto menos insolação, mais propensão a mofo, fungos e ácaros.

Pouca distância de um prédio para outro, terraços muito grandes, a posição da sacada e árvores volumosas no entorno também merecem atenção, pois podem impedir que os raios solares cheguem aos cômodos, mesmo que a face do imóvel seja Norte.

Ficou mais fácil avaliar qual a melhor posição solar para suas necessidades? Continua navegando pelo blog para mais informações sobre imóvel!

  • 23 de Maio de 2022
  • Notícias

Compartilhar: