Blog

PrincipalBlogNotícias

Cinco fatores que influenciam a valorização do imóvel.

Se você está em busca de um imóvel, é provável que se depare com variáveis que interferem diretamente no valor deste bem. O primeiro aspecto a ser considerado é a situação do mercado.

Quando ele está saturado, com muitas ofertas de imóveis e poucas vendas, o valor tende a ser menor. Já se a procura está em alta e não existem muitas oportunidades para aproveitar, ocorre o oposto. No caso de financiamentos, o sobe e desce dos juros e taxas também interferem no mercado e, consequentemente, no valor dos imóveis.

Além disso, o preço depende de fatores que extrapolam o que o imóvel oferece da porta para dentro. Aliás, muitas vezes, elementos externos são tão ou mais importantes do que a metragem na formação do preço.

Veja, a seguir, alguns fatores que mais impactam no valor dos imóveis.

1 Localização: trata-se da vizinhança e toda a infraestrutura que ela pode oferecer. É o fator que mais influencia o valor do imóvel. A proximidade com pontos importantes de transporte público, a boa estrutura de comércio e serviços, os baixos níveis de criminalidade são aspectos bem valorizados. Além disso, quanto maior a prosperidade da região, ou seja, a expectativa de construção de prédios novos, abertura de comércio, obras de infraestrutura viária, mais a propriedade ali situada se valoriza.

2 Metragem e número de cômodos: o tamanho tem influência direta no preço do imóvel. Quanto maior for a sua metragem, mais valorizado será. O número de cômodos como quartos e banheiros também interferem no preço.

3 Idade e estado de conservação: quanto mais novo o imóvel, mais valorizado. Construções antigas tendem a apresentar mais sinais de deterioração, a não ser que passem por uma reforma antes de serem vendidos. Além da idade, o estado de conservação é fundamental na formação do preço e sempre é considerado nas negociações. 

4 Estrutura de lazer: em casas, áreas externas boas, com quiosque e piscina, por exemplo, elevam o valor. No caso dos apartamentos, a valorização segue a mesma lógica. Tanto as áreas privativas, como uma varanda gourmet; quanto as opções de lazer comuns do condomínio, como piscina, salão de festas, playground, academia, entre outras; influenciam no preço.

5 Incidência de sol: um imóvel sem uma boa exposição à luz do sol pode ser um ambiente propício ao surgimento e à proliferação de mofo, ácaro e bolor, que são agentes que causam problemas alérgicos e respiratórios. Principalmente quando se trata de apartamentos, os mais bem cotados são aqueles que recebem sol pela manhã. Posição solar Norte e Leste costumam ser bem valorizadas.

Gostou das dicas? Continua navegando pelo blog e acompanhando as dicas da Duo!

  • 13 de Outubro de 2021
  • Notícias

Compartilhar: