Blog

PrincipalBlogNotícias

Cinco dicas para evitar golpes imobiliários

Se você está querendo comprar ou alugar um imóvel, então precisa ficar atento para evitar golpes. A seguir, alguns cuidados que você deve adotar para garantir uma negociação imobiliária tranquila e segura.

1 Imobiliária e corretor com Creci: contar com o trabalho de profissionais sérios é fundamental. Busque empresas que têm boa reputação no mercado. É importante conferir se imobiliária e corretor são registrados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), um órgão regional vinculado ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). Eles são responsáveis pela fiscalização das atividades de corretagem de imóveis. O registro mostra que os profissionais atuam de acordo com a lei. Em caso de problemas, você pode recorrer ao órgão competente.

2 Visitar o imóvel: antes de fechar o negócio, recomenda-se visitar o imóvel desejado para verificar seu estado atual. Não confie apenas em imagens e descrições dos sites, redes sociais e anúncios. Durante a visita, observar bem a estrutura da construção, a condição do imóvel, se há necessidade de algum reparo ou reforma, os acabamentos, a localização, posição solar, metragem e outros detalhes. Assim, você tem a garantia que o imóvel negociado é exatamente o que você visitou.

3 Conferir a documentação: documentação incompleta significa entraves para legalizar o imóvel como seu, além de mais despesas pós compra para poder deixar tudo em dia. Matrícula atualizada, escritura, certidão de ônus, entre outros, são indispensáveis. Mas se você conta com o serviço de uma imobiliária e corretor sérios, pode relaxar que isso tudo é conferido antes do contrato!

4 Desconfiar de valores muito baixos: imóveis com preço muito abaixo do praticado no mercado podem ser sinônimo de problemas. Um golpe recorrente é que esses imóveis escondam problemas em sua estrutura, obrigando você a arcar com despesas significativas após a assinatura do contrato. Outro entrave comum por trás do preço atrativo são pendências judiciais, como disputa por herança, por exemplo. Esse tipo de pendência impede o registro do imóvel. Isso que dizer que você vai pagar por algo que legalmente ainda não pode ser seu.

5 Não pagar antecipadamente: golpistas costumam solicitar valores antecipadamente como garantia, depois desaparecem e você fica no prejuízo. Só pague após assinar o contrato.

Agora que você já sabe como evitar golpes imobiliários, acessa o nosso site e escolhe a sua nova morada!

  • 07 de Agosto de 2024
  • Notícias

Compartilhar: