Blog

PrincipalBlogNotícias

Cartórios Digitais reduzem a burocracia do mercado imobiliário

A burocracia é queixa constante na vida dos brasileiros. A documentação exigida para casar, empreender, obter crédito, comprar imóvel e até para nascer e morrer é tanta que exige uma verdadeira peregrinação por diferentes cartórios.

Mas a modernização chega para encurtar esse caminho. A chamada MP dos Cartórios Digitais, recentemente aprovada pelo Congresso, vai centralizar os diversos registros públicos em um único sistema eletrônico, permitindo a prestação de serviços pela internet.

O mercado imobiliário vai ser um dos impactados. O prazo para o registro de um imóvel, por exemplo, reduz de cerca de 30 dias para cinco dias úteis; e sem a necessidade de ir a cartórios diferentes.

A Medida Provisória 1.085/21 cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) e altera uma série de leis relacionadas ao trabalho dos cartórios. O objetivo é justamente diminuir a burocracia. A ideia é que os cartórios digitalizem seus acervos para prestar serviços on line.

Essa padronização eletrônica precisa de um tempo para implementação. Na prática, o sistema deve começar a funcionar no fim de janeiro de 2023. Unificando no ambiente digital os serviços que hoje encontram-se espalhados, será possível resolver todas as questões que envolvem a compra e venda de um imóvel, por exemplo, no conforto de casa ou sem sair do escritório.

Gostou da novidade? Continua acompanhando o blog e fica por dentro das notícias do setor!

  • 07 de Junho de 2022
  • Notícias

Compartilhar:

Categorias

Postagens Recentes

Quanto custa morar sozinho?

13 de Março de 2024

Como aliviar o calor em casa?

16 de Janeiro de 2024