Blog

PrincipalBlogNotícias

Cabeamento de internet precisa ser planejado

Cada vez mais, a internet torna-se um recurso indispensável à nossa rotina, seja para atividades profissionais e escolares ou para entretenimento. A qualidade da conexão também ganhou importância neste período de pandemia, em que permanecemos mais em nossas casas, trabalhando, estudando e nos divertindo de forma on line, dividindo o sinal com outras pessoas da família, ao mesmo tempo.

Para garantir a qualidade da internet, a dica é planejar a instalação do cabeamento ao fazer o projeto do imóvel. Um bom planejamento nesse quesito evita retrabalho e gastos extras, além de garantir uma melhor conexão com a rede.

Para isso, os moradores devem definir onde e como usarão a internet em casa. É preciso definir, antes do início da obra, onde ficará o aparelho e os repetidores de sinal.

Em imóveis usados ou onde o projeto não atentou para as necessidades dos usuários da internet, é preciso analisar a infraestrutura existente e tentar aproveitá-la, minimizando a reforma. Se a infraestrutura não for suficiente, será preciso complementar para chegar com o cabeamento aos pontos desejados ou quebrar paredes. Muitas vezes é possível passar os cabos pelo forro ou pelo rodapé ou ainda criar painéis para o cabeamento passar por trás. Vale a pena tentar essas alternativas para minimizar a reforma.

Tamanho do imóvel influencia

Para garantir a qualidade da conexão com a internet, ainda é preciso considerar o tamanho do imóvel. Isso para determinar se o roteador terá capacidade de levar o sinal a todos os ambientes ou se há necessidade de instalar amplificadores. Em imóveis maiores, é provável a necessidade de mais pontos ou de um repetidor de sinal; nos menores, um ponto em local mais central, como a sala, normalmente é suficiente para garantir internet em todos os ambientes.

Outras variáveis também interferem na qualidade da internet e devem ser avaliados. Quanto mais aberto o imóvel, com menos paredes obstruindo, melhor o sinal! Aliás, até o tipo de parede influencia a conexão.  Uma parede de alvenaria, espessa, tende a bloquear mais o sinal do que uma divisória de gesso, por exemplo.

É possível instalar mais de um ponto de roteador ou repetidor de sinal para melhorar a qualidade da internet. Também é bom avaliar as características dos roteadores a serem adquiridos. Há aparelhos com intensidades diferentes, portanto, é preciso verificar se a capacidade é adequada à sua necessidade.

Gostou das dicas? Continua acompanhando nossas sugestões de leitura aqui no blog!

  • 21 de Julho de 2021
  • Notícias

Compartilhar: