Blog

PrincipalBlogNotícias

Boas práticas com seu apartamento alugado

Alugar um apartamento não significa abrir mão de exigências e nem mesmo de torná-lo um ambiente confortável, que tenha a ver com seus gostos e personalidade. Afinal, apesar de o imóvel não ser seu, você irá pagar mês a mês pela utilização dele, e nada melhor do que se sentir realmente em casa. Da mesma forma, mesmo não sendo de sua propriedade, cabe a você cuidar da melhor maneira possível do apartamento, obedecendo as regras contratuais que tratam sobre direitos e deveres do morador (inquilino) e do locatário.

Os contratos de locação seguem algumas determinações da lei e podem depender também das exigências da imobiliária ou do próprio proprietário. Mas, em geral, estes documentos descrevem que cabe a quem alugar realizar o pagamento do aluguel em dia, acertar as contas como água, luz e IPTU, além de entregar o imóvel em boas condições. Vazamentos ou infiltrações, por exemplo, são de responsabilidade do dono do apartamento. 

Posso fazer obras no meu apartamento alugado?

De forma resumida, pode! Mas qualquer obra no apartamento alugado deve ser conversada e detalhada minuciosamente com o proprietário do imóvel. Cabe a ele, inclusive, autorizá-la ou não. 

As obras, segundo especialistas da área, podem ser classificadas de três formas: 

Necessárias: são consideradas desta forma, pois comprometem a utilização do imóvel ou a qualidade de vida dos moradores. Exemplo: uma melhoria para evitar infiltrações. Os custos, em geral, se não houver cláusula contratual dizendo o contrário, são de responsabilidade do dono do imóvel.

Úteis: não são essenciais, mas podem melhorar a experiência de quem irá viver no imóvel. Exemplos: a construção de uma garagem em uma casa alugada e a colocação de grades de segurança no apartamento. Os custos também ficam por conta do dono do imóvel, mas dependem de autorização.

Voluntárias: trazem mais conforto ao imóvel. Geralmente, têm um valor elevado. Exemplos: fazer uma piscina na casa e colocar uma banheira de hidromassagem. Os valores gastos ficam por conta do morador (inquilino). 

Independentemente do tipo de obra, é importante que o morador e proprietário conversem antecipadamente e observem as determinações contratuais. 

Dicas simples para deixar o apartamento com a sua cara

Algumas mudanças podem ser feitas sem alterar a estrutura do apartamento, deixando o ambiente com a sua personalidade e gostos. Não é porque o imóvel é alugado que ele deve ser impessoal, sem as suas particularidades. Pelo contrário, invista em detalhes que trarão mais conforto e façam você se sentir em casa, de fato. 

Tapetes: sabe aqueles defeitinhos que demostram que o piso já está um pouco gasto? Eles podem ser escondidos com o uso de tapetes. Use a sua criatividade, explorando cores, tamanhos e formas que mais combinem com o restante da decoração. 

Cortinas: além de proteger da iluminação natural e trazer mais privacidade, as cortinas também são um detalhe à parte na decoração. Basta apenas verificar se as janelas possuem o suporte adequado para pendurá-las. Caso não, verifique se há algum termo no contrato sobre a possibilidade colocação dos mesmos. Ou entre em contato diretamente com a imobiliária ou o proprietário do imóvel.  

Papel de parede: as paredes mudam completamente o visual do ambiente, não é mesmo? Os papeis de parede são fáceis de serem aplicados e removidos, além de evitar a alteração na cor original do cômodo. A mesma dica vale para os adesivos de azulejos. 

Plantas: fáceis de serem removidas em caso de mudança, são ótimas para a decoração. Invista em vasos que têm a ver com o ambiente. Uma nova sensação entre os adoradores de plantas são os suportes suspensos chamados de hanger de macramê. Verticalizados, eles são ideais para apartamentos menores. Além de decorativas, as plantas ainda têm benefícios para a sua saúde: sabia que elas são umidificadores naturais? Sim, elas liberam umidade por transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais agradável. 

O que achou das boas práticas para deixar o seu apartamento alugado estilizado, harmonioso e com cara de lar? Mas se você ainda está em busca do imóvel perfeito, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e conheça nossos apartamentos! Será um prazer fazer parte deste momento tão importante!

  • 16 de Setembro de 2020
  • Notícias

Compartilhar: